terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Diretor Geral da FAO impulsiona agenda para incrementar a produção agrícola e a luta contra a fome no Caribe



Graziano da Silva destacou que os altos níveis de importações de alimentos no Caribe não são sustentáveis do ponto de vista da segurança alimentar. Discutiu o tema com os presidentes de Antigua e Barbuda, Cuba, Guiana, Haiti e com o Secretário Geral da CARICOM.

Santiago do Chile, 28 de janeiro de 2013 – O Diretor Geral da FAO reuniu-se com o Secretário Geral da Comunidade do Caribe (CARICOM), Irwin LaRocque, para avançar em uma agenda conjunta para erradicação da fome e elevar a produção de alimentos nos países integrantes da Comunidade.

No âmbito da Cúpula CELAC-UE, realizada em Santiago do Chile, José Graziano da Silva, y LaRocque discutiram as iniciativas conjuntas para melhorar a segurança alimentar e nutricional nos países do Caribe. Particularmente, discutiram os projetos direcionados a diminuir os desperdícios de alimentos e a criação de sistemas de informação de preços agrícolas.

Ambos concordaram sobre a necessidade de intensificar as ações de luta contra a fome no Haiti. O Diretor Geral da FAO enfatizou que “para a FAO é fundamental não somente dar assistência à ilha caribenha, mas sobretudo incrementar sua capacidade de resiliência diante das catástrofes naturais”.

O Diretor Geral da FAO se comprometeu a participar da próxima Conferência do CARICOM, que será realizada em Trinidad e Tobago em julho de 2013. “O Caribe e a América Central são duas áreas prioritárias para ação da FAO, já que ali a fome afeta uma maior proporção de pessoas”, disse Graziano.

Segundo o Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe, publicado pela FAO, a fome no Caribe afetava 17,8% da população em 2010-2012. Apesar de continuar sendo uma cifra elevada, Graziano destacou enormes avanços que fizeram o Caribe, já que em 1990-92, a fome afetava 28,5% dos caribenhos.

“A meta tanto da FAO como da CARICOM deve ser a de fome zero. Esse é o único nível aceitável de fome”, disse Graziano da Silva, que discutiu com LaRocque as iniciativas conjuntas para melhorar a segurança alimentar e nutricional dos países do Caribe e reiterou o compromisso da FAO na luta contra a fome no Caribe.

Desafio Fome Zero em Antigua e Barbuda
O Diretor Geral da FAO também reuniu-se com o Primeiro Ministro de Antigua e Barbuda, Baldwin Spencer, para discutir o plano de ação do Desafio Fome Zero naquele país. O ano passado, Antigua e Barbuda uniu-se ao Desafio Fome Zero, lançado por Ban Ki-Moon, Secretário Geral das Nações Unidas, durante a Rio +20 em 2012. Graziano da Silva recordou que a América Latina e Caribe foi a primeira região que assumiu o compromisso de erradicar a fome antes de 2025, no âmbito da Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome.

Uma missão conjunta da FAO, IICA, PMA, CEPAL e OPS/OMS visitou Antigua e Barbuda com o objetivo de apoiar ao governo na implementação de sua política de segurança alimentar e propuseram um plano que foi analisado pelo chefe da FAO e o Primeiro Ministro daquele país.

“Antigua e Barbuda decidiu dizer ´não´a fome, e tanto a FAO como a comunidade internacional estão dando total apoio a esta iniciativa. É uma meta completamente alcançável em um curto prazo, especialmente se é envolvida toda a sociedade neste processo”, disse Graziano.

Diretor Geral da FAO visitará o Haiti
Graziano também reuniu-se com o Presidente do Haiti, Michel Martelly, e se comprometeu a visitar a ilha, em julho de 2013, para fortalecer os trabalhos de luta contra a fome.

O Diretor Geral ressaltou que no último domingo (27), durante sua reunião com o Presidente de Cuba, Raul Castro, país que assumiu a Presidência Pró-Tempore da CELAC, foi feito um chamado à comunidade internacional para manter e aumentar o apoio ao Haiti. Na ocasião, o Presidente Castro disse que “a situação alimentar do Haiti é um problema continental que todos os países devem apoiar em sua solução”.

Segundo a FAO, o Haiti é o país da Região que mais sofre insegurança alimentar, já que a prevalência da fome alcança 44,5% da população.

Encontro com o Presidente da Guiana
Graziano da Silva realizou uma reunião de trabalho com o Presidente da Guiana, Donald Ramotar. Na ocasião, ambos destacaram o importante papel da agricultura familiar para reduzir a dependência das importações de alimentos. Neste sentido, ressaltaram a potencialidade da Guiana como fornecedor de alimentos para todo o Caribe.

O Diretor Geral da FAO e o Presidente da Guiana concordaram sobre a importância de impulsionar uma agenda no âmbito da CARICOM que permita melhorar a produção e comércio de alimentos entre os países caribenhos.



Mais informações:


Contato de imprensa:
Juan José Tohá – Oficial da FAO
Celular: (56-2) 9 514 7688 – Santiago do Chile
Twitter: @faonoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário