terça-feira, 4 de junho de 2013

Primeiros resultados da pesquisa global ‘Meu Mundo’ serão apresentados em Madri


Tatiana Félix
Adital
Na próxima terça-feira (4) serão apresentados na Casa de América, em Madri, na Espanha, os primeiros resultados da pesquisa global Meu mundo. A pesquisa das Nações Unidas para um mundo melhor. Durante a apresentação serão analisados os resultados parciais das votações, que tem o objetivo de saber quais são os temas prioritários a partir do ponto de vista dos/as cidadãos/ãs para a construção de um mundo melhor, e impulsionar o chamado à participação na América Latina com a ajuda da campanha "Marca a diferença”.Participam da apresentação o diretor geral da Casa de América, Tomás Poveda; Amalia Navarro, coordenadora da Campanha Milênio das Nações Unidas; Beatriz Morán, diretora da Divisão de Assuntos Sociais da SEGIB; e o secretário geral da Organização Ibero-americana de Juventude (OIJ), Alejo Ramírez.
"O que é importante para você e para sua família?”
Lançada há poucos meses pela Organização das Nações Unidas (ONU), a pesquisa pretende saber de cidadãos/ãs de todas as idades, sexos e nacionalidades, em especial, das comunidades mais pobres e marginais do planeta, quais são, em seus pontos de vista, os temas prioritários em que os governos devem investir para alcançar um mundo melhor.
Para votar, os/as participantes escolhem seis de um total de 16 temáticas que, em suas opiniões, são as questões mais importantes para melhorar a vida das pessoas no mundo. Podem ser votados temas como acesso à água potável e saneamento; proteção das florestas, rios e oceanos; acesso à internet e telefone; educação de qualidade; liberdades políticas; melhores oportunidades de trabalho; governo honesto e responsável; alimentos nutritivos e acessíveis; melhor saúde; ação sobre mudança climática; igualdade entre homens e mulheres; proteção contra crime e violência, e outros.
Essas temáticas foram elaboradas a partir de prioridades levantadas em investigações e pesquisas anteriores pelas populações mais pobres do planeta, e das informações surgidas de debates técnicos e políticos sobre a futura agenda de luta contra a pobreza. Os resultados serão compartilhados com os líderes mundiais para auxiliá-los na elaboração de uma nova agenda global de desenvolvimento, pós-2015.
Mesmo com a apresentação parcial, a pesquisa continuará aberta à votação até 2015, quando expira o prazo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A ideia da pesquisa é combater os persistentes desafios que as pessoas e o planeta enfrentarão depois da agenda dos ODM de 2015.
Para participar da pesquisa, acesse: http://www.myworld2015.org/?lang=es

Nenhum comentário:

Postar um comentário