domingo, 30 de junho de 2013

Atentado contra comboio do Hezbollah em Zahle - LÍBANO


Foto: Stringer

Na última sexta-feira (28), a rodovia Zahle-Ksara, no Vale do Bekaa, foi palco de um atentado contra um comboio do Hezbollah, onde duas bombas foram detonadas. O terceiro incidente com explosivos na região, nas últimas semanas. Não houve vítimas, porém, as explosões surpreenderam os homens que viajavam em três SUVs, e que começaram a atirar ao ar, antes de seguir seu caminho para Chtaura.

Plantadas de forma estratégica, porém imprecisas, na barreira que separa as duas pistas, os dois projéteis antitanques de 90 mm, não foram detonados simultaneamente; a primeira explosão ocorreu as 5h20, antes da chegada do comboio, e a segunda, detonou após o comboio ter passado, o que os levou a disparar suas armas ao ar. Uma das bombas causou uma cratera de 40 cm na estrada, e a outra causou uma cratera de 20 cm.   

Uma investigação policial foi lançada para tentar descobrir os autores, o que torna a situação um tanto clichê no Líbano, visto que a cada instante uma bomba misteriosa explode em algum lugar remoto, e investigações sem sucesso, são lançadas, onde ninguém nunca é preso, ou descoberto. 

No início do mês, outra bomba explodiu no Vale do Bekaa, visando duas vans, que também estavam transportando combatentes do Hezbollah para a Síria. Outra bomba prestes a explodir, também foi encontrada próximo aos escritórios do Partido Baath, em Jalala, no último domingo, e foi detonada com segurança, pelo esquadrão antibombas do exército. 

Ainda esta semana, na terça-feira (25), uma bomba de prego, explodiu durante a madrugada, na estrada principal de Masnaa, no leste do Bekaa, também sem causar vítimas, e no início deste mês, mais uma explosão ocorreu na estrada de Taanayel, que danificou uma van que estava à caminho de Masnaa, no cruzamento do caminho para a Síria, onde a van, supostamente, também transportava combatentes do Hezbollah.

Vários líderes da oposição armada Síria, prometeram retaliações contra o Hezbollah, em solo libanês, desde o seu público e explícito apoio ao regime de Bashar Assad. Os especialistas afirmaram que os 3 incidentes com explosivos, tratavam-se de bombas primitivas, insinuando a falta de profissionalismo de seus autores. 


Claudinha Rahme 
Gazeta de Beirute


Leia Mais: http://www.gazetadebeirute.com/2013/06/atentado-contra-comboio-do-hezbollah-em.html#ixzz2Xkt1bGpW
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Nenhum comentário:

Postar um comentário