sábado, 29 de junho de 2013

Mistérios da atração sexual

Comentando o “Se eu fosse você”

Regina Navarro Lins

Namorado que não sente tesão pela namorada

A questão da semana é o caso do jovem que gosta muito da namorada, mas não sente desejo por ela. Quando lemos um relato como esse, percebemos como a atração sexual é misteriosa. Por que nos sentimos atraídos por alguém e de que forma atrair a pessoa desejada ninguém sabe explicar bem.
Geralmente se pensa logo na beleza e, como primeira impressão, a aparência é fundamental mesmo. Mas sendo o belo também condicionado pela cultura, os tipos ideais variam de época e lugar, desempenhando um papel fundamental na escolha do parceiro sexual.
O que torna homens e mulheres mais atraentes em outras partes do mundo são aspectos físicos que nem de longe apreciamos. Os Maias gostavam de pessoas vesgas, e existem povos da África e da Oceania que têm preferência por gengivas e línguas pretas (Maasai), dentes pretos (Yapese), umbigos enormes e salientes (Ila), seios pendentes (Ganda), ausência de sobrancelhas e cílios (Mongo), e assim por diante.
Em algumas sociedades, mulheres gordas são muito valorizadas. As meninas antes do casamento chegam a ser postas em regime de engorda, onde devem comer exageradamente para ganhar tanto peso quanto for possível.
No Ocidente, os homens, mais do que as mulheres, são atraídos pela aparência física. Entretanto, 1/3 das mulheres cita as nádegas, pequenas e firmes, como a característica visualmente mais excitante nos homens. Eles, por sua vez, se sentem atraídos por cintura fina, nádegas e seios avantajados.
Mas a estética é apenas um dos itens responsáveis pela atração sexual. A sedução do cheiro ocupa posição de destaque. A mariposa secreta um líquido invisível do seu abdômen — o feromônio — e atrai pretendentes a mais de um quilômetro. Nós também exalamos um cheiro que atrai as pessoas, só que a uma distância menor. Homens e mulheres têm glândulas nas axilas, em volta dos mamilos e na virilha, que se tornam ativas na puberdade. A secreção delas não tem nada a ver com aquelas que acabam produzindo o cheiro acre e azedo da transpiração.
Cada pessoa tem um cheiro próprio, um odor pessoal. Há muito tempo se sabe disso. Baudelaire afirmava que a alma de uma pessoa estava nesse suor erótico. Napoleão enviou uma carta a Josefina, dizendo: “ Chego a Paris amanhã à noite. Não tome banho.”
Contudo, como se explica que uma pessoa, mesmo sendo bonita e tendo o cheiro que nos agrada, não seja sexualmente atraente, ou o seja apenas num primeiro momento? Isso ocorre com frequência, ao mesmo tempo em que ficamos surpresos quando nos percebemos fortemente atraídos por alguém que não corresponde em nada ao nosso ideal de beleza. Na realidade, a atração sexual transcende aos aspectos físicos. É um jeito de sorrir, de olhar, quem sabe uma observação interessante, um modo de falar…
Concordo com o cirurgião plástico Ivo Pitanguy, que me disse: “A beleza sempre funcionou como atração em todas as culturas, mas isso num primeiro impulso. Existem alguns fatores que independem dela, outros códigos mais secretos que nos dirigem verdadeiramente. Muitas vezes as pessoas se decepcionam porque se deixaram levar pela estética, imaginando ser essa atração obrigatória.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário