quinta-feira, 6 de junho de 2013

Venezuelanos comemoram três meses da partida física do Comandante Chávez


Adital
O povo venezuelano presta nesta quarta-feira uma nova e sentida homenagem ao Líder da Revolução Bolivariana, Comandante Hugo Chávez, quando se completam três meses de sua desaparição física, com diversas atividades políticas e culturais que acontecerá em todo o território nacional e na qual participam crianças, jovens e adultos.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chamou todos os venezuelanos a participarem da jornada de oração e canção em homenagem ao Comandante, junto aos jovens do Grande Pólo Patriótico, a colisão de partidos que apoiam o movimento revolucionário.
"Amanhã teremos atividades, a juventude sairá à rua para fazer murais, jornadas nas ruas, música, poesia para recordar ao Comandante Chávez. Será um dia de oração, canção e ação. Oração para encher com esse amor o espírito livre do gigante Hugo Chávez”, disse Maduro esta quarta-feira.
Durante o encerramento de uma jornada de Governo de Rua no estado de Vargas (norte), o presidente lembrou que "o povo foi leal ao Comandante Supremo até o último suspiro, amanhã completam três meses de sua partida e os convido a participar nas atividades (a se realizar) em toda Venezuela”.
Explicou que se tem denominado uma jornada de "canção e ação”, porque é propícia para "interpretar com nossa poesia feita música nosso sentimento mais sublime por ele (Chávez)” e também para "seguir construindo a pátria socialista, que é a verdadeira e grande homenagem que podemos dar como homem e como líder, o resto de nossa vida”,
"Se algo impulsa e dá sentido à nossa vida é ser leais a Hugo Chávez. Sem ambições pessoais, longe de grupos econômicos, devemos ser leais a Hugo Chávez, como ele tem sido leal ao nosso povo ", reiterou o presidente.
Neste sentido, pediu ao povo revolucionário a seguir impulsionando o legado de Hugo Chávez, o qual "se defende com a ação”. "Esse é o chamado que eu faço a todo nosso povo e aos povos do mundo que amam Hugo Chávez. Enquanto vai passando o tempo o sentimento é mais profundo”, disse.
Ele aproveitou a ocasião para lembrar que "Chávez nos deixou, não me deixou, nos deixou uma grande tarefa, a todos. Me deixou uma responsabilidade que tenho assumido, mas a tarefa é de todas e todos, de fazer a Pátria. Cada um desde seu lugar de trabalho, em sua casa, cada um deve fazer a Pátria e fazê–la grande, que todos possam refletir e ver se está cumprindo com o seu legado.
Por último, Maduro ressaltou que cada jornada do Governo de Rua que se realiza na Venezuela, junto ao povo, nos faz sentirmos felizes. "Somos uma equipe de Governo unido, sólido, junto ao povo fazendo a Pátria. Aqui estamos cumprindo ao Comandante, estamos cumprindo seu legado, estamos sendo fieis ao juramento”, disse.
Cohetazo nacional
O coordenador nacional da Juventude do Partido Socialista Unido da Venezuela (JPSUV), Héctor Rodríguez, anunciou que nesta quarta-feira a organização política renderá homenagem ao Comandante, com uma grande queima de fogos em todo território nacional, a partir das 16h25 horário local (21h55 GMT).
"Na quarta-feira vamos estar empregados em todo o território nacional, a três meses da semeadura do nosso comandante presidente Hugo Chávez, com mobilizações (estaremos) em todas as praças Bolívar com pinturas de murais”, informou o dirigente socialista.
O Comandante Hugo Chávez esteve no comando do Estado entre 1999 e 2013, ganhando quatro eleições presidenciais, até falecer no dia 5 de março em Caracas, vítima de um câncer que ele lutou durante 20 meses e que o levou a ser submetido por cirurgia quatro vezes.
Atualmente, o líder da Revolução Bolivariana e pioneiro da integração latino-americana descansa no Museu da Revolução em Caracas, um quartel militar localizado na paróquia 23 de janeiro, na capital venezuelana.
A notícia é da TeleSUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário