terça-feira, 17 de março de 2015

Ministro fala sobre princípio da função social da propriedade para universitários


 0  0 
 
 
terça-feira, 17 Março, 2015 - 15:45
Foto: Rômulo Serpa/MDA
O início das atividades do primeiro semestre de 2015 na centenária Universidade Cândido Mendes (UCAM) foi marcado por uma aula magna do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, na sede da instituição, nesta terça-feira (17), no Rio de Janeiro (RJ). Aos estudantes que lotaram o Teatro João Theotônio, com capacidade para 290 pessoas, o ministro, que também é professor licenciado, propôs uma reflexão sobre a posse, a propriedade e o uso da terra. 
Patrus Ananias discorreu sobre fatos históricos que contribuíram para a concentração de terras no Brasil, recordando, por exemplo, as Capitanias Hereditárias, o Coronelismo e a Escravatura. "É necessário conhecer a história para compreendermos o presente e avançarmos no futuro", disse.
Ainda falou dos fundamentos e dos avanços legais que tratam do tema. E, mais uma vez, defendeu a função social da propriedade, prevista na Constituição Brasileira de 1988. "O direito à propriedade, e não de propriedade, é sagrado", reforçou ao salientar que os princípios previstos na Constituição ainda não se esgotaram e precisam ser trabalhados com mais empenho. 
Estudante do primeiro semestre de Direito, o jovem Fernando Mello, 18 anos, avaliou como muito interessante e atual o tema apresentado. "É imprescindível essa contextualização histórica para compreendermos o momento e encontrar soluções para a reforma agrária", comentou.
O reitor Candido Mendes agradeceu a participação do ministro. "Essa sua contribuição nos enche de esperança para a realização das mudanças que precisamos.”
No final de sua fala, o ministro homenageou quatro personalidades importantes para o fortalecimento do Brasil: Dom Luciano Mendes de Almeida, Herbert de Souza, o Betinho, Alceu Amoroso Lima e Darcy Ribeiro. 
A Cândido Mendes foi criada em 1902. Oferece 24 cursos em 18 campus para 22 mil alunos.

Mariana Sacramento
Ascom/MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/ministro-fala-sobre-princ%C3%ADpio-da-fun%C3%A7%C3%A3o-social-da-propriedade-para-universit%C3%A1rios#sthash.LWpiHrQI.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário