2 de março de 2015 às 16:34 por Josélia Pegorim
Algumas áreas da Região Sudeste do Brasil foram surpreendidas com uma dose de ar polar relativamente forte neste início de março, o que causou um resfriamento acentuado. Temperatura abaixo dos 10°C foram registradas em vários locais das regiões serranas entre São Paulo e Minas Gerais e no Rio de Janeiro. A cidade paulista de Campos dos Jordão foi o lugar mais frio do Brasil nesta segunda-feira, com temperatura mínima de 8,2°, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
Recorde de frio no Rio de Janeiro (RJ)
A cidade do Rio de Janeiro teve a madrugada mais fria do ano, com temperatura mínima de 18,6°C no Alto da Boa Vista segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 18,7°C, em 3 de fevereiro.
Na cidade de São Paulo, a madrugada de 2 de março foi a segunda mais fria de 2015, com temperatura mínima de 17,2°C
O mapa mostra as menores temperaturas registradas pelo Inmet em 2 de março de 2015.
Por que a temperatura caiu tanto?
A queda da temperatura ocorreu por causa da influência de uma massa de ar polar que chegou moderada ao litoral da Região Sudeste e da pouca nebulosidade durante a noite. A falta de nuvens à noite facilitou a perda de calor na atmosfera fazendo com o que o ar se resfriasse mais.
É comum esfriar assim no verão?
Massas polares estão sempre associadas com frentes fias e chegam ao Brasil durante todo o ano, mas são mais fortes no outono/inverno. Tecnicamente não há nada que impeça o ar polar de avançar até o Brasil durante o verão. O verão 2014/2015 começou com uma forte lufada polar, que não pegou muito no Sudeste, mas esfriou bastante o Sul. Em Curitiba, a temperatura em 24 de dezembro baixou para 14,1°C. Em Florianópolis fez 16,9°C no dia 25 de dezembro e em Porto Alegre, no dia 23 de dezembro de 2014, a temperatura mínima foi de 14,1°C. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Mas nas vésperas do verão 2014/2015 começar, o Sudeste também recebeu uma dose forte de ar polar que fez a temperatura baixar para menos 10°C. Vejas as temperaturas registradas em 16 de dezembro de 204.
O verão vai terminar oficialmente no dia 20 de março.
Vai esfriar mais?
O ar polar permanece na costa do Sul e do Sudeste do Brasil nas próximas 48 horas e será até reforçado. Mas a porção mais intensa da massa de ar frio fica em alto-mar. As noites de terça e quarta-feira ainda serão um pouco frias em parte do Sul e do Sudeste
A meteorologista Josélia Pegorim explica o que acontece de decorrer da semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário