4 de março de 2015 às 22:32 por Josélia Pegorim
Na tarde de 5 de março, às 15 horas e 7 minutos, a lua estará completamente cheia, com 100% disco lunar iluminado. Mas esta lua cheia desta quinta-feira será especial, pois será a última lua cheia do verão. A estação terminará oficialmente às 19h45 do dia 20 de março e com lua nova.
O calendário lunar mostra a evolução da porcentagem de iluminação do disco lunar até o fim de março. Na lua cheia, em 5 de março, o disco lunar estará 100% iluminado e na lua nova, em 20 de março, 100% escurecido.
Há quem veja santos, guerreiros, bichos e fadas ao olhar para a face da lua cheia. Seja o que for, a lua cheia é sempre encantadora, mas não poderá ser admirada em todo o Brasil nesta quinta-feira por causa da grande quantidade de nuvens.
Nos mapas, as áreas claras, em tom de cinza, são as áreas mais prováveis que terão poucanebulosidade e baixo risco de chuva na noite desta quinta-feira e na madrugada de sexta-feira. Nas áreas com manchas coloridas, o risco de chuva e muita nebulosidade é alto, o que atrapalharia bastante a observação da lua cheia.
Chuva de meteoros
Você sabe o que é chuva de meteoros? É o que chamamos popularmente de estrelas cadentes.
Existem muitas chuvas de meteoros que ocorrem todos os anos. São chamadas chuvas de meteoros fixas. Outras são eventuais e algumas ainda poderão ser descobertas. A quantidade de meteoros (estrelas cadentes) e o brilho deles varia de uma chuva para outra. Algumas chuvas de meteoros podem ser vistas nos Hemisférios Sul e Norte, outras só em um dos dois. Elas recebem normalmente nomes relacionados com as constelações.
E você sabe por que acontece uma chuva de meteoros? Neste Clima no Céu, o professor Marcos Calil explica o que é a chuva de meteoros e fala sobre os eventos que ocorrem durante o mês de março. Você vai ficar sabendo também porque chuva de meteoros não combina com lua cheia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário