INTERCÂMBIO BRASIL-ITÁLIA TEM MODELO
NO ESPIRITO SANTO
A GAZETA 11-09-1989
O Espírito Santo é um Estado onde grande parte de sua
população tem a sua origem na Itália. Temos ainda, por força da integração
racial, um contingente social ligados por laços de parentesco. Numa rápida
consulta a uma lista telefônica, por exemplo, vamos constatar a presença de
centenas e centenas de nomes italianos.
A colocação feita acima aparentemente não tem nada de
expressiva. Esta colocação somente não teria validade caso as oportunidades
concretas de um maior e melhor intercâmbio com a Itália não fossem possíveis.
Aqui no nosso estado existe uma entidade que, com grande habilidade, vem
desenvolvendo um intercâmbio direto com a Itália e, com muita dificuldade
nasceu e vem crescendo. Estamos falando do Movimento de Educação Promocional do
Espírito Santo -Mepes.
O Mepes surgiu no Estado há pouco mais de 20 anos, por
inspiração do Padre Humberto Pietrogrande, com ajuda e um bom número de
capixabas preocupados com o destino do homem do campo. Homem do meio rural cujo
destino era o de sempre migrar para o meio urbano ou para a nova fronteira
agrícola. O passo final seria sempre a cidade, a marginalidade.
O Mepes é uma realidade imensa, possuindo um hospital em
Anchieta (que é dirigido pelo agricultor Jovelino Palaoro, diversas creches, um
centro de formação de monitores, 11 escolas de primeiro grau e duas de segundo
grau. As escolas estão no municípios de Anchieta, Rio Novo do Sul, Iconha,
Alfredo Chaves, São Gabriel da Palha, Nova Venécia, Jaguaré, Rio Bananal, São Mateus, Boa Esperança, Montanha
e Pinheiros.
Todo patrimônio erguido hoje tem a marca firme do trabalho e
da determinação das comunidades. Neste conjunto a presença do Poder Público não
é certamente de destaque. Não existe, de forma alguma, uma contra partida do
Poder Público, quando confrontados coma força das comunidades rurais. Falamos
de Poder Público envolvendo Prefeituras, Governo do Estado e Governo Federal.
O detalha interessante da educação do Mepes é o que se denomina
de ‘’alternância’’. Os alunos ficam um período na Escola e um período na sua
casa, fazendo assim uma ponte que une os dois meios. Desta forma a escola
funciona dentro da realidade da região e da família de cada aluno. Na escola de
primeiro grau o aluno fica uma semana na escola e uma na sua casa. Já na escola
de segundo grau a alternância se dá com duas semanas na escola e igual período
na família. Desta forma o aluno é na verdade uma matrícula múltipla, porque com
ela está a família e a própria comunidade.
A alternância é um conduto de mão dupla, fazendo com que as
escolas do Mepes sejam uma escola de realidade e de vida. É por este motivo que
muitos Estados da Federação estão se interessando por ter em funcionamento este
modelo de escola.
Um fato interessante é de que a estrutura do Mepes que deu
certo e funciona bem no nosso Estado teve a ajuda inicial de um grupo de
italianos da cidade de Pádova, na região do Veneto, local de onde vieram os
italianos para o nosso Estado. Lá foi criada uma entidade chamada Associação
dos Amigos do Estado do Espírito Santo (AES), que em conjunto com o Mepes
promove o intercambio Brasil-Itália. Muitos produtores capixabas já estiveram
na Itália. Também temos de registrar a ajuda financeira vinda da AES, de grupo
de pessoas do Norte da Itália e também do Governo Italiano.
No início deste ano estava em Anchieta, onde o Mepes tem a
sua sede, o cônsul italiano Ignácio de Pace, que num depoimento falou:
-SEMPRE OUVI FALAR DO
MEPES. SEMPRE TIVE O DESEJO DE VER PESSOALMENTE. UMA COISA É LER DOCUMENTOS E RELATÓRIOS (SEMPRE LONGOS) A OUTRA É
VER A REALIDADE DE PERTO. VI HOJE E TENHO DE DIZER QUE O QUE VI CUMPRIU O QUE
EU LI. A REALIDADE É MELHOR DO QUE EU ESTAVA ESPERANDO.
-QUANDO ALGUÉM FOR ME
PEDIR OPINIÃO SOBRE O MEPES, DAREI COM CONHECIMENTO GERAL DE CAUSA. ESPERO TER
OUTRAS OPORTUNIDADES. UMA EXPERIÊNCIA MUITO ÚTIL E IMPORTANTE. NÃO VOU
ESQUECER. PODENDO AJUDAR, AJUDAREI, NÃO VOU FALTAR.
Fica aqui o registro de uma ação concreta e positiva do
intercâmbio entre o Brasil e a Itália. Hoje podemos dizer com certeza que os
recursos financeiros aqui aportados junto com a parte brasileira, deram um
resultado altamente positivo. A transposição de uma idéia de uma educação rural
baseada na realidade de cada região ganhou outros Estados. O uso dos recursos
financeiros foi multiplicado em muitos talentos, como diz a passagem bíblica.
O sucesso da escola família, do hospital de Anchieta, das
creches e do Centro de Formação é originária do intercâmbio de idéias de
pessoas, situação que dificilmente poderá ser medida com valores monetários. É a
troca, humana e solidária de experiências de vida e também a perspectiva de um
futuro comum de irmãos, que desembocam no sucesso do Mepes.
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