quarta-feira, 21 de março de 2012


INTERCÂMBIO BRASIL-ITÁLIA TEM MODELO NO ESPIRITO SANTO
A GAZETA 11-09-1989

O Espírito Santo é um Estado onde grande parte de sua população tem a sua origem na Itália. Temos ainda, por força da integração racial, um contingente social ligados por laços de parentesco. Numa rápida consulta a uma lista telefônica, por exemplo, vamos constatar a presença de centenas e centenas de nomes italianos.

A colocação feita acima aparentemente não tem nada de expressiva. Esta colocação somente não teria validade caso as oportunidades concretas de um maior e melhor intercâmbio com a Itália não fossem possíveis. Aqui no nosso estado existe uma entidade que, com grande habilidade, vem desenvolvendo um intercâmbio direto com a Itália e, com muita dificuldade nasceu e vem crescendo. Estamos falando do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo -Mepes.

O Mepes surgiu no Estado há pouco mais de 20 anos, por inspiração do Padre Humberto Pietrogrande, com ajuda e um bom número de capixabas preocupados com o destino do homem do campo. Homem do meio rural cujo destino era o de sempre migrar para o meio urbano ou para a nova fronteira agrícola. O passo final seria sempre a cidade, a marginalidade.

O Mepes é uma realidade imensa, possuindo um hospital em Anchieta (que é dirigido pelo agricultor Jovelino Palaoro, diversas creches, um centro de formação de monitores, 11 escolas de primeiro grau e duas de segundo grau. As escolas estão no municípios de Anchieta, Rio Novo do Sul, Iconha, Alfredo Chaves, São Gabriel da Palha, Nova Venécia, Jaguaré, Rio  Bananal, São Mateus, Boa Esperança, Montanha e Pinheiros.

Todo patrimônio erguido hoje tem a marca firme do trabalho e da determinação das comunidades. Neste conjunto a presença do Poder Público não é certamente de destaque. Não existe, de forma alguma, uma contra partida do Poder Público, quando confrontados coma força das comunidades rurais. Falamos de Poder Público envolvendo Prefeituras, Governo do Estado e Governo Federal.

O detalha interessante da educação do Mepes é o que se denomina de ‘’alternância’’. Os alunos ficam um período na Escola e um período na sua casa, fazendo assim uma ponte que une os dois meios. Desta forma a escola funciona dentro da realidade da região e da família de cada aluno. Na escola de primeiro grau o aluno fica uma semana na escola e uma na sua casa. Já na escola de segundo grau a alternância se dá com duas semanas na escola e igual período na família. Desta forma o aluno é na verdade uma matrícula múltipla, porque com ela está a família e a própria comunidade.

A alternância é um conduto de mão dupla, fazendo com que as escolas do Mepes sejam uma escola de realidade e de vida. É por este motivo que muitos Estados da Federação estão se interessando por ter em funcionamento este modelo de escola.

Um fato interessante é de que a estrutura do Mepes que deu certo e funciona bem no nosso Estado teve a ajuda inicial de um grupo de italianos da cidade de Pádova, na região do Veneto, local de onde vieram os italianos para o nosso Estado. Lá foi criada uma entidade chamada Associação dos Amigos do Estado do Espírito Santo (AES), que em conjunto com o Mepes promove o intercambio Brasil-Itália. Muitos produtores capixabas já estiveram na Itália. Também temos de registrar a ajuda financeira vinda da AES, de grupo de pessoas do Norte da Itália e também do Governo Italiano.

No início deste ano estava em Anchieta, onde o Mepes tem a sua sede, o cônsul italiano Ignácio de Pace, que num depoimento falou:

-SEMPRE OUVI FALAR DO MEPES. SEMPRE TIVE O DESEJO DE VER PESSOALMENTE. UMA COISA É LER DOCUMENTOS E RELATÓRIOS (SEMPRE LONGOS) A OUTRA É VER A REALIDADE DE PERTO. VI HOJE E TENHO DE DIZER QUE O QUE VI CUMPRIU O QUE EU LI. A REALIDADE É MELHOR DO QUE EU ESTAVA ESPERANDO.

-QUANDO ALGUÉM FOR ME PEDIR OPINIÃO SOBRE O MEPES, DAREI COM CONHECIMENTO GERAL DE CAUSA. ESPERO TER OUTRAS OPORTUNIDADES. UMA EXPERIÊNCIA MUITO ÚTIL E IMPORTANTE. NÃO VOU ESQUECER. PODENDO AJUDAR, AJUDAREI, NÃO VOU FALTAR.

Fica aqui o registro de uma ação concreta e positiva do intercâmbio entre o Brasil e a Itália. Hoje podemos dizer com certeza que os recursos financeiros aqui aportados junto com a parte brasileira, deram um resultado altamente positivo. A transposição de uma idéia de uma educação rural baseada na realidade de cada região ganhou outros Estados. O uso dos recursos financeiros foi multiplicado em muitos talentos, como diz a passagem bíblica.

O sucesso da escola família, do hospital de Anchieta, das creches e do Centro de Formação é originária do intercâmbio de idéias de pessoas, situação que dificilmente poderá ser medida com valores monetários. É a troca, humana e solidária de experiências de vida e também a perspectiva de um futuro comum de irmãos, que desembocam no sucesso do Mepes.

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