Encontro traça perfil do pedagogo nas escolas estaduais
Pedagogos de diversas escolas estaduais se reuniram, na manhã desta terça-feira (27), no CentroEstadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, para participar do Encontrode Pedagogos.
O encontro, promovido pela Superintendência Regional de Educação (SRE) de Vila Velha, tem porfinalidade diagnosticar, propor ações e traçar o perfil do pedagogo na escola atual.
Também no encontro foram analisados os resultados do Programa de Avaliação Básica do EspíritoSanto (Paebes) e sua utilização dentro da realidade das escolas estaduais.
Durante o evento, foi apresentada uma experiência de sucesso desenvolvida na Escola EstadualCatharina Chequer, também em Vila Velha, que alcançou melhorias na aprendizagem e nosresultados do Paebes por meio de ações entre professores e alunos.
A pedagoga da unidade, Eliana Bravim, afirmou que as ações consistiram em preparar os estudantes para a realização da prova, aplicando simulados e orientando quanto ao preenchimento do gabarito. Acima de tudo, Eliana considera que a conscientização dos resultados foi o primeiro passo para alcançar melhores índices. “Os estudantes se tornaram comprometidos, tratando a prova com mais seriedade”, afirmou.
Ainda na programação, os participantes debateram estratégias e instrumentos de organização do trabalho do pedagogo, diagnosticando sua atuação atual e propondo ações para o aperfeiçoamento do seu papel nas unidades de ensino.
A supervisora pedagógica da SRE de Vila Velha, Elizeth Maria da Silva, afirmou que o foco é a busca pela identidade do pedagogo na escola. “O pedagogo deve assumir o papel de articulador no relacionamento entre professor e aluno”, frisou.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/aanunes@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br /cralvarenga@sedu.es.gov.br Twitter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES Texto: Carolina Alvarenga
Nenhum comentário:
Postar um comentário