quarta-feira, 25 de julho de 2012

FORÇA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR CAPIXABA

                   Um movimento positivo está acontecendo no meio rural capixaba com a compra direta de produtos diretamente dos agricultores familiares. O primeiro passo foi dado há seis anos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que colocou em prática um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), hoje movimentando mais de 10 milhões de reais por ano. Sempre trabalhando com compras de grupos organizados, o que fortalece o espírito comunitário e do cooperativismo entre as pessoas.
                  O segundo passo foi a ação do Governo Federal que determinou que todo repasse financeiro oriundo da esfera federal repassado para a alimentação escolar deveria obrigatoriamente ter no mínimo 30% de compras da agricultura familiar. Aqui também prevalecendo a obrigatoriedade de se apoiar na organização dos produtores.
                  O terceiro passo foi quando o Governo do Estado entrou no esquema de compra direta da agricultura familiar para fornecimento a sua rede escolar, sendo que o critério de no mínimo 30% também foi seguido. O Governo do Estado está no seu primeiro ano no esquema.
                  O conjunto de compradores nas três esferas de poder, Federal, Municipal e Estadual está sendo uma nova realidade no campo capixaba. Antes se falava da necessidade imperiosa de se diversificar a agricultura, tão concentrada na cafeicultura ou na pecuária, mas vender para quem. Agora estes programas começam a suprir e dar base ao discurso da diversificação: agora existe comprador.
                  Este conjunto de ações já está mudando a realidade no meio rural capixaba. Embora ainda não se tenha o somatório de dinheiro novo que está circulando nas comunidades rurais, a ação é positiva. Este conjunto vai determinar mudanças na realidade rural, disto não tenho a menor dúvida.
                 Voltaremos a este assunto em breve, aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário