sábado, 20 de outubro de 2012

Alfredense é selecionada em Olimpíada da Língua Portuguesa


19/10/2012 - 14:45
 
O texto Pela Memória Refaço a História produzido pela aluna Samilly Tereza Lucas, da 6ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Araújo foi selecionado para participar da etapa regional da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, Escrevendo o Futuro.

O texto foi analisado pelas Comissões Julgadoras Escolar, Municipal e Estadual. Depois de passar por todas essas etapas, foi escolhido como um dos semifinalistas da Olimpíada no Espírito Santo para concorrer na etapa regional com os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Caso vença esta etapa, a aluna participará da competição nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de dezembro.

Na Olimpíada que possui como tema, O Lugar onde Vivo, Samilly participou da categoria Memórias Literárias, onde fez um texto narrativo poético, transcrevendo as ricas memórias que ouviu da professora e Secretária de Educação, Vera Lúcia Bona.

“Fiz um texto usando expressões conotativas relacionadas a tudo que a professora viveu. Tudo foi muito bom porque despertou em mim uma grande criatividade e no momento que escrevia tinha a impressão de vivenciar junto com a professora, os momentos de sua infância”, declarou.

Conforme informações da equipe da Escola, os trabalhos pedagógicos são sempre elaborados dentro de critérios que levam em consideração a participação de todos os alunos para que sempre haja integração e motivação no ambiente escolar.

De acordo a Secretária de Educação, Vera Lúcia Bona, a equipe de pedagogos e professores de Alfredo Chaves tem passado por constantes capacitações, várias ações de formação continuada e seminários sempre com o intuito de melhorar a aprendizagem, incluindo a produção de textos de alunos.

“Graças a este trabalho comprometido somos referência em educação e neste ano conquistamos o primeiro lugar no IDEB( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Estado, conforme pesquisa publicada. Estas conquistas, mostram mais uma vez o nosso compromisso com a educação alfredense”, comemorou Vera.

PREMIAÇÃO

Dividida em etapas, a seleção dos trabalhos elaborados pelos estudantes começa na escola com a avaliação e seleção feita pela comissão julgadora escolar, depois passa para a etapa municipal, estadual, regional e chega ao âmbito nacional, sempre avaliados pelas respectivas comissões julgadoras. O concurso proporciona contato direto com vários gêneros textuais.

Nesta edição da Olimpíada, os candidatos podiam escrever textos em formato de artigo de opinião, crônica, memórias literárias e poema de acordo com a série em que estava matriculado. A premiação compreende entrega de medalhas, obras literárias, microcomputadores e aparelhos de som portáteis, entre outros itens.

É importante destacar que a aluna e a professora participarão da premiação na etapa regional em Belo Horizonte - Minas Gerais em novembro.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação-PMAC
Luziane de Souza
TEL: 27 3269-2724

Nenhum comentário:

Postar um comentário