quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cafés Vulcânicos' reúne produtores de cafés especiais de MG e SP



postado há 1 dia atrás

A Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Poços de Caldas - a Cafés Vulcânicos foi criada com os objetivos de divulgar a qualidade dos cafés produzidos em solos vulcânicos da região; incentivar a melhoria do padrão de qualidade; organizar o concurso de qualidade dos cafés e conquistar o selo de Identificação Geográfica - IG, fortalecendo assim toda cadeia produtiva do café da região.

Para isso, foi eleita diretoria e aprovado o estatuto social da associação. "É uma grande conquista para os produtores de cafés especiais da região, embora existam vários produtores se destacando na produção de cafés de qualidade e sustentável, cada um trabalhava de forma isolada, faltava uma coordenação para atingir o objetivo comum, que é a valorização dos cafés da região", destacou Ulisses Ferreira de Oliveira coordenador de fomento agropecuário da Prefeitura de Poços de Caldas.

Com a associação, os produtores esperam conseguir o selo de identificação geográfica. Segundo Ulisses de Oliveira, o selo vai comprovar as qualidade diferenciadas dos cafés produzidos nos solos vulcânicos do Planalto de Poços de Caldas.

Ainda segundo o coordenador, a criação da associação é "uma necessidade que todos identificaram, não só os produtores mas também vários órgãos como Prefeituras Municipais, Cooperativas, Emater-MG, IF Sul de Minas, Sebrae".

"A criação da associação é uma idealização coletiva e faz parte do Programa Municipal de Apoio à Produção de Cafés Especiais. É um avanço institucional que irá facilitar muito a gestão do agronegócio café em nosso município", finalizou Ulisses.

As informações são da Prefeitura de Poços de Caldas, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário