quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cafés Vulcânicos’ reúne produtores de cafés especiais




 
Na última quarta-feira, 17, reuniram-se produtores de Andradas, Poços de Caldas, Botelhos, Campestre, Muzambinho, Caconde e Cabo Verde, para a criação da Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Região de Poços de Caldas – a Cafés Vulcânicos. A reunião aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, no Complexo Santa Cruz e contou com apoio da Prefeitura de Poços, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

A associação foi criada com os objetivos de promover a melhoria da qualidade dos cafés produzidos na região; divulgar a qualidade dos cafés produzidos em solos vulcânicos; conquista do selo de identificação geográfica; organizar o concurso de qualidade dos cafés da região; além de fortalecer a cadeia produtiva do café.
Para isso, foi eleita diretoria e aprovado o estatuto social da associação. “É uma grande conquista para os produtores de cafés especiais da região, embora existam vários produtores se destacando na produção de cafés de qualidade e sustentável, cada um trabalhava de forma isolada, faltava uma coordenação para atingir o objetivo comum, que é a valorização dos cafés da região”, destacou Ulisses Ferreira de Oliveira coordenador de fomento agropecuário da Prefeitura de Poços de Caldas.
Com a associação, os produtores esperam conseguir o selo de identificação geográfica. Segundo Ulisses de Oliveira, o selo vai comprovar as qualidade diferenciadas dos cafés produzidos em solos vulcânicos, “o que representará uma grande vantagem para  a região, já que cafés produzidos em regiões vulcânicas só existem em dois lugares, na Etiópia e aqui no planalto de Poços de Caldas”.
Ainda segundo o coordenador, a criação da associação é “ uma necessidade que todos identificaram, não só os produtores mas também vários órgãos como Prefeituras Municipais, Cooperativas, Emater-MG, IF Sul de Minas, Sebrae”.
“A criação da associação é uma idealização coletiva e faz parte do Programa Municipal de Apoio à Produção de Cafés Especiais. É um avanço institucional que irá facilitar muito a gestão do agronegócio café em nosso município”, finalizou o Ulisses.
Visualizar |   |   Comentar     |       

Nenhum comentário:

Postar um comentário