quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Comitiva do Governo da Bahia realiza visita técnica no ES para conhecer o Geobases





Assessoria de Comunicação - Incaper

Nesta quarta-feira-feira (10), uma comitiva formada por integrantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) realizaram uma visita técnica à Sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para conhecer o Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases).

A visita teve o objetivo de proporcionar o intercâmbio de experiências sobre a ferramenta do Geobases, uma vez que o Estado da Bahia pretende estruturar um processo similar. “Queremos aprender com a experiência do Espírito Santo, aproveitando os acertos e as experiências positivas”, afirmou a Coordenadora do Projeto de Atualização Cartográfica do Estado da Bahia, Rita Pimentel.

O Estado da Bahia pretende utilizar a ferramenta similar ao Geobases em todos os órgãos da administração estadual e também nos órgãos federais com ação no Estado. “Temos a necessidade de desenvolver uma infraestrutura de dados geoespaciais no Estado da Bahia, que é muito grande, com 630 mil quilômetros quadrados e 417 municípios”, afirmou o Subcoordenador de Geoprocessamento do Sistema de Informações Geográficas Urbanas do Estado da Bahia (INFORMS), Cláudio Pelosi. Ele também disse que o desafio governamental é construir um sistema que leve tecnologia para os municípios, pois muitos não possuem capacitação técnica para base de dados.

Além de servir de suporte às ações governamentais nos municípios, a ferramenta similar ao Geobases no Estado da Bahia será utilizada para questões ambientais, como gerenciamento costeiro, controle de queimadas e de desmatamento. “O Espírito Santo já possui um sistema de compartilhamento nos três níveis de governo funcionamento online, ou seja, os usuários já estão sendo beneficiados. É um sistema pioneiro no país e por isso viemos conhecer sua estrutura organizacional e tecnológica”, disse o Coordenador do INFORMS, Fernando Cezar Cabussú Filho.

Para o Coordenador Técnico do Geobases, Leandro Feitoza, o intercâmbio irá contribuir para agregar conhecimentos e sugestões ao Geobases. “Por meio da troca de experiências, podemos inovar o Geobases com sugestões de outros Estados, pois até o momento éramos uma experiência isolada”, disse Leandro.

A ampliação desse intercâmbio para outros Estados é a perspectiva do Diretor de Informações Geoambientais da SEI, Antonio Cunha. “Queremos que a articulação entre os sistemas de dados geoespaciais seja ampliada nacionalmente para termos padrões e normatizações comuns em todo o país. É uma maneira de modernizar a gestão pública”, disse Antonio.

Geobases

Com o propósito de viabilizar o acesso a informações geoespaciais no Espírito Santo, o Incaper, de forma integrada a 98 instituições públicas e privadas, faz a gestão do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases). Trata-se de uma infraestrutura de dados espaciais, com gestão central sediada no Instituto, criada para facilitar a prática da cooperação mútua no compartilhamento e padronização de informações geoespaciais de múltiplo uso e para difundir o uso de Sistema de Informações Geográficas (SIG) na gestão pública estadual. Esse sistema agiliza o uso, acesso e agregação de dados, reduz esforços na produção e sistematização de informações, bem como gastos, tempo e riscos com deslocamento de técnicos ou de equipes. Permite, por interfaces personalizadas que diferentes profissionais executem, em conjunto e online, trabalhos que envolvam geoespacialização de informações.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário