sábado, 20 de outubro de 2012

Cuba: um povo que merece respeito


O embargo econômico a Cuba continua. Mas qual é o motivo? A Guerra Fria acabou, já decretaram o triunfo da “democracia liberal”, a superpotência União Soviética já não existe. O que, então, impede que Cuba faça comércio com os Estados Unidos? Que Cuba possa receber em dólares? O Ministro das Relações Exteriores de Cuba, em 2005, Felipe Pérez Roque, realizou encontros com líderes norte-americanos e os questionou. Entretanto, as respostas demonstram apenas uma coisa: a falta de princípios da “grande nação democrática”!

Fernando Colhado

Historicamente, disseram e dizem que Cuba não é democrática por ter apenas um partido político, porém, por que, então, realizam negócioscom a Arábia Saudita, se lá não há partidos políticos, e sim uma ditadura da monarquia Saul? Quando respondem, dizem que há o interesse pelo petróleo na região. Há também a questão de ser socialista. Quanto a isso, a China não se enquadrava necessariamente como capitalista, porém, os EUA disseram que a China era um grande mercado. E por que manter Cuba com embargo? Acredito que seja o motivo de sucessivas derrotas do imperialismo na região!
O que acontece com Cuba há anos, desde o triunfo da revolução, que protege os direitos sociais conquistados a partir desta, é o ataque de cidadãos cubanos com apoio estadunidense à Ilha. Alguns nomes são bem conhecidos como a “blogueira” Yoani Sanchez, que insistem na ideia de que Cuba é um país com uma suposta ditadura extremamente negativa, supostamente ofensiva aos direitos humanos. Mas o que as pessoas pouco ou nada sabem, é da existência de uma rede midiática que cria, permanentemente, uma realidade depreciada do país caribenho, com pessoas supostamente revoltadas com o país. Se estas mensagens fossem realmente verdadeiras, o povo teria se unido e ido às ruas solicitar que o mandatário cubano renunciasse –  o que não é feito!
Por mais que o povo cubano sofra com o criminoso bloqueio e os ataques permanentes por parte do imperialismo estadunidense, o país consegue se desenvolver com muita força e união entre os cidadãos e, no momento mais crítico, de 1989 até o fim da década de 1990, Cuba teve índices extremamente negativos. O que, de fato, ajudou Cuba a se recuperar, sem dúvida alguma, foi o apoio do mandatário Hugo Chávez aIlha. O embargo tem características tão desumanas que medicamentos fabricados nos EUA não podem ser vendidos a Cuba. Portanto, Cuba precisa comprar de um terceiro país, o que torna o medicamento ainda mais custoso ao país.
Concluo este breve texto com alguns questionamentos:
Será que os Estados Unidos são mesmo os heróis da história mundial?
Por que manter os cinco cidadãos cubanos ainda presos?
Por que manter o bloqueio econômico a Cuba?
Seja como for, acredito que a história ainda reserva capítulos surpreendentes sobre esta Guerra (Guerra Fria), que, apesar de dizerem que acabou, ainda continua. Mas com a diferença que, no atual contexto histórico, o inimigo que não quer lutar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário