quinta-feira, 25 de outubro de 2012

IFCN: As 20 maiores companhias processam 24% da produção mundial de leite



postado há 2 dias atrás

Para entender melhor o futuro da produção de leite, o IFCN começou a comparar os processadores de leite e o consumo de leite em 2008. Criou então a lista dos 20 maiores processadores em 2012 e estimou o movimento de vendas que podem ser associados com a ingestão de leite.

As 20 maiores companhias processam 24% da produção de leite de vaca e búfala do mundo. Medidas pelas distribuições de leite, elas representam 39% do mundo todo. A maior processadora, Fonterra, está processando 3% da produção de leite mundial ou 4,8% das entregas de leite mundiais (vaca e búfala).

Em comparação aos maiores de lácteos globais (Rabobank), no ranking do IFCN as cooperativas são importantes, à medida que elas normalmente têm maior consumo de leite em relação às suas vendas quando comparadas com as companhias privadas. As companhias privadas frequentemente criam produtos de maior valor e têm maiores proporções de vendas com relação ao volume de leite.

Lista dos 20 maiores processadores de leite do IFCN de 2012



Fonte: análises e estimativas do IFCN. Os dados representam, na maioria dos casos, o ano de 2011. *2010, ** estimativa. Explicação: O consumo de leite representa o volume de leite coletado, compra de commodities (em leite equivalente) para a companhia principal e suas subsidiárias. O consumo de leite está em milhões de toneladas. Em alguns casos, recalculados a partir do litro (1 litro = 1,033 kg). As vendas de lácteos representam movimentos de vendas que pertencem somente ao leite processado e não a outras atividades. Dados de vendas em US$ bilhões, em alguns casos, convertidos para US$ usando a taxa de câmbio média anual. As vendas foram diretamente validadas pelas companhias ou obtidas dos relatórios anuais. Comentários: Amul (Índia): leite com alto teor de gordura. MUH e Milk Link incluídos na Arla: estimativa do IFCN. Danone: Lácteos frescos diretos somente. Nestlé: produtos lácteos e sorvetes, dados de consumo de leite representam o ano de 2010. 50% do consumo de leite e vendas da DPA alocadas para Fonterra e Nestlé cada. California Dairies: consumo de leite 60% do total de leite coletado, 40% é diretamente enviado a outras companhias. FrieslandCampina: consumo de leite oferta de leite de fora da Holanda e da Alemanha. Sodiaal: incertezas se o consumo de leite inclui todos os produtos comprados. Müller: leite total processado (incluindo todas as subsidiárias), as vendas representam as vendas do grupo, incluindo atividades não lácteas. DMK: Deutsches Milchkonotr. GCMMF (Amul): Gujarat Cooperative Milk Marketing Federation Ltd. Mengniu and Yili: dados de consumo de leite estimados, incertezas sobre a proporção de leite fresco e consume leite em pó. Dupla contagem de consumo de leite possível (produtos comprados).

50% de todas as companhias incluídas na lista são originalmente da Europa, 30% dos Estados Unidos/Canadá e 20% de outras regiões do mundo, incluindo a número 1 Fonterra, que é originária da Oceania. Metade das companhias são cooperativas e metade são companhias privadas.

Comparado com o ranking de 2011, houve as seguintes importantes mudanças: Arla e Lactalis, subiram no ranking principalmente via fusões/aquisições e apareceram novas companihas, como a Bongrain, Glanbia e Müller, via aquisição da Wiseman.

A matéria é da Equipe MilkPoint, com informações do IFCN.

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