segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Incaper é premiado no encerramento da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia




Assessoria de Comunicação - Incaper
Equipe do Incaper exibe orgulhosa alguns dos prêmios.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) foi o grande vencedor da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O Instituto recebeu nada menos que seis premiações, uma homenagem e foi credenciado por instituição internacional de pesquisa.

A cafeicultura capixaba recebeu o mais alto prêmio. Vai participar da Feira de Inovações Tecnológicas em Genebra, na Suíça, em abril de 2013. O pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão, não conteve a emoção. “Estou sem palavras. Este é o resultado do trabalho de uma equipe que não mediu esforços, dedicação e comprometimento. Consideramos este um dos mais importantes prêmios que já recebemos, justamente por ser de um evento de ciência e tecnologia”, comoveu-se.

As variedades de café conilon desenvolvidas pelo Incaper também conquistaram o mais alto lugar no pódio na categoria Agricultura. “Conseguimos mostrar que é possível, num Estado pequeno como o Espírito Santo, desenvolver produtos de destaque e competitividade no mundo todo. Mesmo nas adversidades, quando o trabalho executado em equipe, com sabedoria, se chega a excelentes resultados”, complementou Romário Gava Ferrão.

O aproveitamento do lodo do esgoto como fonte de matéria orgânica para a agricultura familiar também foi destaque: recebeu três premiações. Foi primeiro lugar nas categorias Saúde Animal e Saúde Humana, e conquistou a terceira colocação na categoria Sustentabilidade Ambiental. Adelaide da Costa, que recebeu os prêmios em nome da equipe, ficou surpresa.

“Não esperávamos tantos prêmios. Isso é fruto de um trabalho que exigiu muita dedicação, e que resultou num estudo extremamente completo. Um produto que era desperdiçado na área urbana, e que tem enorme importância na agricultura, na zona rural. E não poderíamos deixar de mencionar a interface geoespacial, que facilita a fiscalização ambiental das áreas onde esses produtos são aplicados. Além disso, a parceria da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), também foi fundamental para o desenvolvimento deste trabalho”, disse Adelaide.

O Abacaxi 'Vitória', variedade desenvolvida pelo Incaper resistente à fusariose, também ocupou lugar no pódio. Ficou em segundo lugar na categoria Agricultura. O pesquisador do Incaper, José Aires Ventura, recebeu ainda uma homenagem feita pela Associação Brasileira dos Inventores, Pesquisadores e Inovadores Rurais (Abipir), pela relevância dos trabalhos científicos na área agrícola no Brasil e no exterior. Além disso, o Incaper recebeu ainda a credencial da European Network of Living Labs, como reconhecimento nacional e internacional, para a submissão de projetos em “living lab” (laboratórios vivos).

“É o reconhecimento do trabalho de uma equipe que não mede esforços, mesmo com as dificuldades, em sempre colaborar e entender a missão que o Incaper tem no Espírito Santo. Temos que destacar o apoio no campo dos nossos técnicos, extensionistas e pesquisadores, do próprio trabalhador rural. Não podemos esquecer do apoio de órgãos financiadores como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). E ainda, destacamos o apoio que o Governo do Espírito Santo dá à ciência, à tecnologia e à inovação”, disse Aires em tom de agradecimento.

Além do Incaper, instituições de ensino e de pesquisa também foram premiadas. A 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia terminou na última sexta-feira (19) na Praça do Papa em Vitória.

Sobre os projetos

Variedades clonais de café: elevação da produtividade e qualidade
Consiste no desenvolvimento de cultivares superiores, estáveis e com adaptabilidade para os diferentes ambientes, que apresentam alta produtividade e elevada qualidade final da produção. Desde 1993, o Incaper tem desenvolvido, em suas fazendas experimentais, variedades clonais que têm proporcionado a ampliação da produtividade média de 9,2 para 34,7 sacas beneficiadas por hectare no Espírito Santo. A produtividade estadual aumentou em torno de 277% e a produção saiu de 2,4 milhões para 9,7 milhões de sacas no referido período. Esses resultados têm auxiliado o desenvolvimento do Estado por meio da geração de renda, empregos, conhecimento, profissionalização de cerca de 250 mil pessoas envolvidas na atividade.

Lodo de esgoto: inovação e sustentabilidade
Tecnologia desenvolvida pelo Incaper e pela Cesan como alternativa à destinação do lodo de esgoto. Rico em matéria orgânica e nutrientes, o lodo apresenta-se como fonte alternativa para adubação das plantas após o processo de higienização, promovendo a fertilidade nos solos, sobretudo em pomares de frutas. Esse projeto possui o suporte da ferramenta do Geobases para mapeamento e identificação das áreas aptas à aplicação do lodo.

Abacaxi Vitória: variedade resiste à doença de fungo
É uma variedade de abacaxi resistente à doença causada pelo fungo F. Guttiforme. A fusariose causa perdas estimadas em 30 a 40% nos frutos e em até 20% nas mudas. O Abacaxi Vitória dispensa a utilização de fungicidas para o controle da doença, possibilitando a redução nos custos de produção por hectare, além de reduzir os riscos de impacto ambiental e aumentar a produtividade. Essa cultivar viabilizou o lançamento, pelo Incaper, do Polo de Abacaxi no Norte do Espírito Santo, que abrange 32 municípios. Em 2011, mais de 1,7 milhão de mudas foram distribuídas a agricultores.

Sobre o prêmio
O "1° Prêmio Sectii-Fapes de Incentivo ao Pesquisador Inovador Capixaba" é destinado ao melhor trabalho apresentado em todas as categorias no 2° Concurso de Inovações Rurais, realizado durante a 2ª Feira Internacional de Inovações Rurais InventaBrasil. O prêmio é patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), tem o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Trabalho do Espírito Santo (Sectii) e é organizado pela Associação Brasileira dos Inventores e Pesquisadores Inovadores Rurais (Abipir).


Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário