segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Irrigação Sistema de Irrigação em lavoura de café é tema para discussão


postado em 19/10/2012

O produtor Marcos, de Laranjal da Terra-ES, está com dúvidas em relação ao sistema de irrigação de sua lavoura e pede conselhos à comunidade CaféPoint. Suas dúvidas provavelmente se estendem a outros produtores de café. Confira abaixo suas questões e opine, deixando suas sugestões.

"Tenho 1 há de café arábica ( espaçamento 2,50 x 0,80 = 5000 plantas ) estou implantando um sistema de irrigação localizada com o tipo de emissor MICROJET - vazão informada de 15 lts por hora. Meu solo é de textura média ( com boa retenção de água, ou seja, dificilmente a água escorre quando chove ).

Perguntas:

1) Até qual profundidade estão as raízes mais importantes para a função de nutrição e absorção de água da planta. Recentemente arranquei algumas pés de café e observei que até uns 40 cm existe uma grande quantidade de raízes finas e emboladas " uma espécie de tufo" e 2 a 4 raízes mais grossas e maiores "profundas" . É isso mesmo na maioria das plantas ?

2) Qual a relação mm ( milímetro de chuva = 1 litro por m2 de solo conforme a literatura ) X pela profundidade de infiltração da água no solo ( quantos cm de profundidade ) para atingir a profundidade das raízes mais importantes ?

3) Considerando somente os dados acima ( inclusive a profundidade das raízes ), quantos milímetros de chuva ou de irrigação esse solo precisaria para manter boas condições de desenvolvimento para a planta.

4) E após quantos dias teria que repor ( chover novamente ou irrigar ) para manter essas condições favoráveis ao desenvolvimento da planta.

Obrigado, Marcos."

O CaféPoint agradece sua colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário