sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Políticas sociais contribuem para inclusão de negros na classe média brasileira



26/10/2012 11:43
Resultado de pesquisa feita pela SAE é reflexo de programas como o Bolsa Família, da expansão do acesso a serviços públicos e do crescimento econômico do país, segundo a secretária adjunta de Avaliação e Gestão do MDS
Brasília, 26 – O crescimento econômico, aliado às políticas sociais, contribui para entrada da população negra na classe média brasileira. A avaliação é da secretária adjunta de Avaliação e Gestão da Informação, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paula Montagner, que participou nessa quinta-feira (25), em Brasília, do evento Rodas de Conversa – Igualdade racial é pra valer.

“As políticas de transferência de renda, saúde, acesso a serviços e educacionais voltadas às pessoas mais pobres, em conjunto com o mercado e crescimento da economia nacional, foram os principais fatores para chegarmos a esse resultado", destacou Paula Montagner.

A pesquisa Vozes da Classe Média, divulgada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, indica que aproximadamente 80% dos novos integrantes da classe média brasileira são negros. Nos últimos dez anos, a classe média teve um crescimento de 38% e hoje inclui 53% da população, o que representa 104 milhões de brasileiros.

Segundo o Secretário de Ações Estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, com esse aumento, a representatividade entre negros e brancos na classe média ficou equilibrada. Um total de 53% da classe média é formada por negros e 47% por brancos. “Hoje, podemos dizer que há mais distribuição de renda com igualdade de oportunidades, entre negros e brancos, e a classe média brasileira está mais democrática”, disse.

Apesar dos resultados, o estudo registra que esse equilíbrio não significa que as desigualdades raciais foram superadas, visto que ainda prevalecem nas outras classes sociais.

Ascom/MDS
(61) 3334-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário