terça-feira, 16 de outubro de 2012

Produtores de tangerina recebem caixas plásticas durante dia de campo do Incaper




Assessoria de Comunicação Incaper

Um total de Oitenta e dois produtores do Polo de Tangerina vão receber, nesta quinta-feira (18), mil caixas plásticas para facilitar a colheita e o transporte dos frutos. A entrega será realizada durante o “Dia Especial sobre Tangerina” no distrito de Parajú, em Domingos Martins, promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Durante o evento também estão planejadas palestras técnicas sobre o cultivo da tangerina no distrito de Parajú, sobre a adubação dos pomares, além da perspectiva do cultivo de tangerina na Região Serrana capixaba.

“O objetivo da entrega das caixas plásticas é melhorar o transporte dos frutos visando à qualidade. Todo esse investimento é para que os agricultores tenham uma colheita mais eficaz e com boas práticas de transporte para evitar danos aos produtos”, afirmou o técnico em agropecuária do Incaper, Plínio Fazolo.

Em Parajú, estão localizados 120 produtores de tangerina que somam 200 hectares de plantio. São cerca de 200 mil plantas que geram 600 mil caixas/ano do fruto.

Polo de Tangerina

Conduzido pelo Incaper, o Polo de Tangerina do Espírito Santo foi criado para incentivar o desenvolvimento e a expansão do plantio da fruta em terras capixabas. Quem adere ao programa tem acesso a políticas públicas, acompanhamento especializado pelo Instituto e apoio do setor privado.

O Estado tem hoje cerca de mil hectares de tangerina. Desse total, 750 hectares estão concentrados nos municípios prioritários da região do polo. Uma das ações é o repasse de mudas aos produtores da região e a meta é ampliar o plantio da fruta para 1,2 mil hectares em todo o Estado, sendo 850 hectares nos municípios prioritários.

Os municípios prioritários do Polo de Tangerina são: Domingos Martins, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Marechal Floriano. O polo também apresenta potencial de expansão para os municípios de Brejetuba, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Itarana, Santa Teresa, Castelo, Vargem Alta, Alfredo Chaves, Viana e Cariacica.

Serviço:
Dia Especial sobre Tangerina
Data: 18 de outubro de 2012 (Quinta-feira)
Horário: 08h30min
Local: Quadra de esportes de Parajú, em Domingos Martins

Programação
08h30min – Recepção dos participantes
09 horas – Abertura oficial
09h15min – Palestra: “O cultivo de tangerina no distrito de Parajú”
09h45min – Palestra “Adubação dos pomares”
10h15min – Palestra “Perspectiva do cultivo de tangerina na Região Serrana capixaba”
10h40min – Entrega de caixas plásticas aos agricultores credenciados

Nenhum comentário:

Postar um comentário