quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Proteínas do soro do leite podem ajudar a combater obesidade e diabetes tipo 2


postado há 1 dia atrás

Um novo estudo publicado no Journal of Nutrition and Biochemistry sugere que o consumo de isolado de proteína do soro do leite ou concentrado de proteína do soro do leite pode ajudar a tratar diabetes mellitus tipo 2 e prevenir a obesidade.

A proteína do soro do leite representa 30% da proteína total no leite e os restantes 70% são caseína. Os isolados de proteína do soro do leite e os concentrados de proteína do soro do leite são comumente usados pelos fisiculturistas para ganhar musculatura.

Os pesquisadores da Universidade Tel Aviv, em Israel, D. Jakubowicz e O. Froy, autores da pesquisa, disseram que estudos recentes mostraram que a proteína do soro do leite tem propriedades benéficas insulinotrópicas e de redução da glicose em indivíduos saudáveis e com diabetes tipo 2.

O que a proteína do soro do leite faz é liberar peptídeos bioativos e aminoácidos ao serem digeridos no trato gastrointestinal. Esses aminoácidos e peptídeos promovem a liberação de vários hormônios intestinais, incluindo colecistoquinina, peptídeo YY e incretinas peptídeo inibidor gástrico e o peptídeo 1 semelhante ao glucagon, que potencializa a secreção de insulina das células β e estão relacionados à regulação da ingestão de alimentos.

Adicionalmente, esses peptídeos bioativos derivados da proteína do soro do leite também podem funcionar como inibidores endógenos da dipeptidil peptidase 4 (DPP-4) no intestino proximal, prevenindo a degradação da incretina, que é boa para o controle da diabetes mellitus tipo 2.

Pesquisas recentes identificaram inibidores DPP-4 em hidrolisados de proteína do soro do leite, o que confirma que as propriedades anti-obesidade e anti-diabetes não são pura especulação ou observação.

A proteína do soro do leite nas formas de hidrolisados e concentrados estão prontamente disponíveis como suplementos dietéticos. Além dos seus potenciais benefícios para pessoas com diabetes tipo 2, esses produtos podem ajudar a manter a saúde dos músculos, incluindo uma ajuda no reparo nos danos musculares durante o exercício físico.

A reportagem é do www.foodconsumer.org, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário