segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Uganda: produção deve crescer pelo menos 10% em 2012/13, diz UCDA



Aline Vieira Costa, especial para AE
 
A produção de café de Uganda deve se recuperar em pelo menos 10% no ano safra 2012/13 devido às boas condições climáticas, informou a Autoridade de Desenvolvimento de Café do país (UCDA, sigla em inglês) em um relatório divulgado nesta quinta-feira.
 
De acordo com a entidade, a colheita deve atingir 3 milhões de sacas de 60 kg cada, ante 2,72 milhões de sacas produzidas em 2011/12. O ano safra do café começa em outubro e termina em setembro do ano seguinte. "As colheitas são cíclicas em natureza e depois de uma safra decepcionante na última temporada, a próxima deve melhorar", disse uma autoridade da UCDA.
 
A previsão do órgão está de acordo com a projeção divulgada no mês passado pelo Nucafe, um sindicato de cafeicultores. Segundo o diretor de produção e marketing do Nucafe, David Muwonge, as principais áreas cafeeiras nas regiões leste e central do país - que respondem por 55% da produção nacional - receberam chuvas oportunas e bem distribuídas nos últimos três meses. Isso ajudou as lavouras a se recuperarem de uma das piores secas no ano passado e início deste ano.
 
A temporada de colheita nas regiões leste e central deve começar antes do fim de outubro. O café é a principal commodity agrícola exportada por Uganda. A receita gerada pelos embarques do produto só perde para o turismo. Durante a temporada 2010/11, o país exportou 3,15 milhões de sacas de café. A variedade robusta corresponde a 80% da produção ugandense. 
 
Agência Estado
As informações são da Dow Jones.
Visualizar |   |   Comentar     |       

Nenhum comentário:

Postar um comentário