terça-feira, 2 de outubro de 2012

Vai um Café?



Dentre as várias delícias que existem por aí para alegrar a nossa vida, o café ocupa uma posição de destaque na minha. Só de sentir o cheiro já provoca em mim uma mistura de sensações de intenso prazer e leveza, funcionando como uma recarga de energia e afeto (se assim podemos dizer…) para seguir o dia de uma maneira mais gostosa.
Acho até que se trata de uma questão comportamental: além de fazer parte da nossa cultura brasileira, o ato de oferecer um café a alguém é quase uma prova de amor e cuidado, é quase sinônimo de “Bem-vindo, é um prazer recebê-lo!”. Tão explícito que não é necessário dizer nada.

Vai um Café?

O “cafezinho” de outrora evoluiu. Hoje em dia, é possível encontrar lugares que literalmente cultuam esta bebida, explorando as mais diversas formas de combinações com outros ingredientes e temperaturas. Um universo surgiu à sua volta para atender um público cada vez mais interessado e exigente, ávido por experimentar outros sabores e até outras “possibilidades”: torrado, moído, descafeinado, granulado, orgânico, enfim, uma grande variedade para agradar gregos e romanos.
Vai um Café?
Quero, portanto, dedicar uma atenção especial a esses lugares, os quais vêm surgindo cada vez mais sedutores e e cheios de inspiração, com poder de atrair a gente feito ímã ou feito aqueles desenhos onde aparece um sujeito levitando e voando igual golfinho (!), guiado pelo cheiro.
Vai um Café?
Out Cafe Chocolate, Praga (“A place where you can smell, taste and feel our love to chocolate and coffee”)

Vai um Café?
Dishoom Bombay Café, London

Vai um Café?
Café Vue, Melbourne

Vai um Café?
The Movement Café, Greenwich

Fico pensando… Como entrar em locais como estes com a pretensão de tomar só um cafezinho? Pois são espaços que te convidam a experimentar o menu inteiro, e depois voltar de trás pra frente homenageando as melhores escolhas. E “sem querer” ficamos ali, magnetizados, perdendo a noção de tempo e lugar, como se o mundo inteiro se resumisse àquele momento. Ali e agora.
Vai um Café?
Cafe/Day, Japan


Vai um Café?
Cielito Querido Cafe, Mexico

Os espaços tem o poder de nos permitir um envolvimento mais profundo com as sensações que vão surgindo entre uma xícara e outra, entre um detalhe e outro.
O poder do espaço. Dos detalhes. Essa é a questão.
Hoje vou assim
Visualizar |   |   Comentar     |       

Nenhum comentário:

Postar um comentário