segunda-feira, 29 de abril de 2013

Estratégias de parceria da FAO aprovadas pelo Conselho



Novo foco no trabalho conjunto com a sociedade civil e o setor privado

Roma, 26 de Abril de 2013 – O Conselho da FAO aprovou hoje duas novas estratégias com o objetivo de, por um lado, fortalecer as parcerias da FAO com as organizações da sociedade e, por outro, com o setor privado.

As estratégias fornecem um enquadramento para o trabalho da FAO com parceiros privados e da sociedade civil na concretização dos Objetivos Estratégicos da Organização e na erradicação da fome, da insegurança alimentar e da má nutrição.

Agradecendo ao Conselho pela sua aprovação, o Diretor-General José Graziano da Silva disse, “Temos repetido muitas vezes que só é possível acabar com a fome se trabalharmos juntos. Estas estratégias mostram que estamos comprometidos a trabalhar em parceria.”

A FAO encara as parcerias alargadas e melhoradas como sendo essenciais à concretização dos seus objetivos, em particular à luz da sua nova ênfase na descentralização. “Uma organização individual sozinha não pode acabar com a fome,” disse Graziano da Silva em várias ocasiões. A colaboração e o apoio de outros intervenientes são vitais.

A aprovação hoje das estratégias vai permitir à FAO estabelecer parcerias de forma mais eficaz com a sociedade civil e o sector privado, em particular no terreno. Um elemento essencial será assegurar que as partes interessadas cruciais da sociedade civil e os intervenientes do setor privado na área da segurança alimentar sejam identificados e envolvidos a nível nacional no apoio aos esforços da FAO.

Ambas as estratégias identificam seis áreas principais de colaboração (diálogo sobre políticas; trabalho normativo; programas técnicos e de campo; promoção e comunicação; uso conjunto e mobilização de recursos; e partilha de conhecimentos) e dois níveis principais de interação (nível global e nível descentralizado). 

As duas estratégias são o resultado de consultas alargadas com Estados-Membros, partes interessadas externas essenciais e funcionários da FAO, tanto na sede como no terreno. Foram realizadas reuniões consultivas, debates bilaterais e sessões informais para debater os documentos e os resultados estão refletidos nos documentos finais.

O novo Quadro Estratégico da FAO revisto para a próxima década inclui cinco Objetivos Estratégicos:

1.     Contribuir para a erradicação da fome, da segurança alimentar e da má nutrição;
2.     Aumentar e melhorar o fornecimento de bens e serviços da agricultura, florestas e pescas de uma forma sustentável;
3.     Reduzir a pobreza rural;
4.     Permitir sistemas agrícolas e alimentares mais inclusivos e eficientes aos níveis local, nacional e internacional;
5.     Aumentar a resiliência dos meios de subsistência às ameaças e às crises.


Nenhum comentário:

Postar um comentário