terça-feira, 30 de abril de 2013

Reunião de líderes encerra cúpula caribenha no Haiti



 
Adital
A 5ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da Associação de Estados do Caribe (AEC) chega hoje a seu final no Haiti com a reunião ao mais alto nível depois de três rodadas de debates. Mais de 10 primeiros líderes, entre eles os presidentes do México, República Dominicana, Guatemala, Honduras e a nação anfitriã, confirmaram sua presença no fórum, segundo os organizadores.
O presidente haitiano, Michel Martelly, pronunciará as palavras de abertura deste segmento e depois de sua intervenção estão previstas as palavras do secretário geral do referido bloco, Alfonso Múnera, no Centro de Convenções Karibe.
Ontem, o Conselho de Ministros da AEC, surgida em 1994, rejeitou o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba há mais de meio século e reiterou o chamado a Washington para finalizar a aplicação da lei Helms-Burton.
A declaração de Pétion Ville, chamada assim pelo lugar desta capital onde se celebra o dito encontro e que será apresentada aos mandatários, condena o terrorismo em todas suas formas e manifestações.
O texto também rejeita firmemente as avaliações, listas e certificações unilaterais, em particular as referidas ao referido flagelo, o narcotráfico, o tráfico de pessoas e outras de caráter similar. O fórum também respaldou diversos temas vinculados ao turismo sustentável, o desenvolvimento do comércio e as relações econômicas externas, transporte e redução do risco de desastres.
Tais aspectos e outros sobre educação, cultura ciência e tecnologia, o mar Caribe e o Fundo Especial da AEC estão contidos em seu Plano de Ação para os próximos anos.
Os dos textos mencionados ficaram prontos para a aprovação pelos dignatários e esperamos o êxito total destes três dias de trabalho, afirmou Múnera a Prensa Latina.
A notícia é de Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário