sexta-feira, 7 de junho de 2013

Cafeicultura é atividade tradicional em preservação do meio ambiente


postado há 1 dia atrás

A atividade cafeeira, considerando apenas suas características próprias já pode ser considerada uma das culturas mais preservacionistas. Mas não só. É histórico que produtores de café buscam manejos e tratos culturais que não agridam o meio ambiente.

Assim, no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o produtor de café e todos aqueles envolvidos na cadeia produtiva do produto têm muito o que comemorar e serem festejados por suas atitudes.

- Por ser uma cultura perene, o café por si só degrada menos ao solo. O produtor de café, em busca do aumento da produtividade, vem se capacitando cada vez mais, adotando em larga escala novas tecnologias em produtos defensivos que não agridem o solo.

- O pé de café é uma árvore bastante folhada, que tem grande potencial para efetuar as trocas atmosféricas, beneficiando o ar com a emissão de oxigênio.

- O produtor de café adota outras espécies de vegetação para atuarem no sombreamento e como quebra vento da lavoura, protegendo atmosfera e solo.

- No manejo cafeeiro, mato e plantas nativas são, em maioria, preservadas.

- O produtor de café, historicamente, mantém intactas as áreas de matas nativas, bem como as minas d´água e cursos de água (rios e córregos).

- A certificação cafeeira, que vem sendo adotada em grande escala entre os produtores de café, tem como principal conceito a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Portanto, parabéns ao produtor do café, neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), como um agente de preservação ambiental.

A matéria é do Coffee Break.

Nenhum comentário:

Postar um comentário