sexta-feira, 7 de junho de 2013

OUTRAS PALAVRAS - POR QUE FICAMOS FORA DO AR - E QUE ESTAMOS PREPARANDO


Desde a manhã de ontem (5/6), o acesso aos três sites de Outras Palavras tornou-se quase impossível. Já no último fim de semana, eles vinham sofrendo quedas cada vez mais frequentes, o que transtornava a navegação dos leitores e tornava infernal o trabalho de publicar novos textos e imagens. Mas, ao contrário das ocasiões anteriores em que enfrentamos crises semelhantes, a presente mensagem anuncia novidades muito positivas.
Embora indesejada e imprevista, a queda atual coincide com os últimos passos da migração de Outras Palavras para servidores muito mais seguros, estáveis e rápidos. Complexa, a mudança começou há cerca de quatro meses; planejamos (toc, toc, toc) que esteja concluída em algumas horas. Marcará o início de uma nova fase de nosso projeto. Ele foi lançado há três anos, como um experimento sobre a produção de jornalismo de profundidade na era das redes sociais. Alcançou audiência, certa reputação e – acreditamos... – qualidade, Vai, em breve, convidar sua rede de leitores a um esforço voltado para expansão editorial e de sustentabilidade. No momento em que a mídia comercial vive sua crise mais aguda, expressa em dezenas de demissões e queda constante de tiragens, é preciso apresentar alternativas que resgatem o jornalismo, em meio ao declínio dos jornais.
A decisão de migrar os sites foi tomada em março, quando ficamos fora do ar durante dias, após um ataque aos servidores que nos hospedam. Outros sites – entres eles, Carta Capital e o Blog do Nassif – também foram atingidos. Era outro sinal de que a nova comunicação independente não pode ser apenas uma constelação de aventuras pessoais. Precisa consolidar-se e articular-se, se quiser aproveitar as oportunidades inéditas que a internet oferece para romper o que Noam Chomsky chama de “fabricação de consensos”.
Os servidores em que Outras Palavras ficará hospedado têm cerca de trinta vezes mais memória que os atuais. Funcionam com sistemas operacionais livres, como os anteriores. Agora, estão sob a responsabilidade daZixter, uma pequena empresa brasileira de tecnologia de informação, que mantém a cultura hacker: cooperativismo acima dos interesses financeiros.
Como nossos sites já reúnem mais de 3 mil textos, além de imagens, vídeos e links, o trabalho de migração é extenso e minucioso. Quando chegávamos à fase final, no início de junho, o velho servidor deu sinais de que entraria em colapso. Não houve, desta vez, ataque algum: apenas memória e recursos insuficientes, para um banco de dados e um tráfego que cresceram muito, nos últimos meses.
Optamos por não repará-lo. Concentramos esforços em apressar a mudança. Por um lado, é triste deixar, momentaneamente, de compartilhar informações e ideias sobre fatos tão relevantes quanto a primavera turca pelo Direito à Cidade; ou os indícios de que o governo Dilma pode ter se encarcerado num poço de mesmice e conservadorismo, para o qual talvez o único antídoto seja a mobilização social.
Mas voltaremos mais fortes e diversos. A principal inovação que o site trará, quando retornar, será a possibilidade de criar, para cada colaborador, uma espécie de sub-site. Queremos acentuar uma das características que marca nossa proposta: a ideia de que uma rede de pessoas dispostas a conhecer em profundidade temas relevantes pode produzir melhor informação que as antigas redações hierarquizadas dos jornais, hoje decadentes. Por isso mesmo, agiremos para ampliar o número de colaboradores.
Mais novidades virão depois. Outras Palavras, ainda hoje mantido graças a esforços pessoais (nossa receita de publicidade é irrisória), proporá aos leitores participar de seu projeto de forma ativa, contribuindo com ele também materialmente (o acesso aos conteúdos permanecerá gratuito). Ainda com vistas a garantir sustentabilidade, lançaremos em breve Outra Comunicação. Em parceria com a CMM Interativa, vamos oferecer serviços editoriais com nossa qualidade, além de construção de sites e intervenção nas redes sociais. Vamos reforçar e ampliar as parcerias internacionais, em sintonia com a ideia de que, em nosso tempo, os grandes problemas exigem respostas planetárias.
A previsão atual é que a mudança será concluída esta noite (6/6). Por particularidades técnicas, o cálculo é inexato. Depois que nosso endereço www.outraspalavras.net for apontado para o novo servidor, serão necessárias várias horas (de uma a 48) para que a migração se propague pela internet. Depende da posição de cada usuário na rede.
Imprevistos são quase inevitáveis. Podem afetar a navegabilidade, as imagens, o acesso a parcela do acervo. Parte dos novos menus estará, provavelmente, incompleta. A atualização dos sites será retomada Contamos com sua compreensão e sua companhia.


Forte abraço
A redação de Outras Palavras



_______________________________________________
Boletimdiplo mailing list
Boletimdiplo@listas.tiwa.net.br
http://listas.tiwa.net.br/listinfo/boletimdiplo
Descadastrar: envie email a Boletimdiplo-unsubscribe@listas.tiwa.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário