quinta-feira, 22 de maio de 2014

Ranking dos maiores laticínios 2013: Top 12 crescem o dobro do que o mercado brasileiro


postado há 19 horas e 45 minutos atrás

O resultado do Ranking dos maiores laticínios do Brasil, realizado em parceria entre a Leite Brasil, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Organização das Cooperativas Brasileira (OCB), Confederação Brasileira de Cooperativas de Laticínios (CBCL), VIVA LÁCTEOS e EMBRAPA/Gado de Leite mostrou que as empresas tiveram um crescimento de 9,6% na captação, somando um total de 8.138.374 bilhões de litros, enquanto a produção de leite no Brasil cresceu 5,4%, de acordo com a Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE.

As empresas participantes do Ranking trabalharam, na média do ano de 2013, ocupando 71% de sua capacidade instalada, um patamar aquém do seu ótimo de ocupação. De todo o leite captado, 26% corresponde ao volume comprado de terceiros, mantendo-se a importância do leite captado por esta fonte.

O produtor médio destas empresas cresceu 7,7%, reforçando a tendência de crescimento da escala de produção no campo.

A DPA (joint venture entre Nestlé e Fonterra) manteve a primeira colocação no Ranking, com crescimento de 3,8% em relação a 2012, captando um total 2.033.000 bilhões de litros. No ranking anterior, havia apresentado uma queda de 7,8% na captação em comparação a 2011.

Algumas empresas apresentaram crescimento vigoroso, como é o caso da Confepar (54,5%), Laticínios Bela Vista (30,5%), Castrolanda/Batavo (28%), Vigor (26,8%) e Danone (23,6%). Já a LBR e a Italac, que estavam presentes, respectivamente, no 2º e 4º lugar do ranking de 2012, não apresentaram dados no ranking de 2013.

A BRF apresenta pela primeira vez seus dados e indica queda de 10,4% nos seus volumes captados em 2013, comparado a 2012, o que reforça a indicação de reestruturação da área láctea que a empresa anunciou recentemente ao mercado, inclusive indicando a possibilidade de venda, total ou parcial, desta operação.


(1) Classificação base recepção (produtores + terceiros) no ano de 2013
(2) Números referentes a compra de leite realizada pela DPA Manufacturing Brasil em nome da Nestlé, da Fonterra, da DPA Brasil, da DPA Nordeste e da Nestlé Waters.
(3) O total de terceiros não inclui o leite recebido de participantes do ranking devido a duplicidade
(4) As duas Cooperativas exercem uma Operação Conjunta no segmento de Lácteos
Fonte: LEITE BRASIL, CNA, OCB, CBCL, VIVA LÁCTEOS e EMBRAPA/Gado de Leite

A matéria é do MilkPoint Brasil, com informações da Leite Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário