Granitos feitos para vender lá fora
Empresa de Vitória tem foco em negócios com outros países. Em 2011, 80% das vendas foram para o exterior. Os Estados Unidos são principal comprador, mas a proposta é aumentar o comércio com os árabes.
São Paulo – A fabricante de granitos Zucchi sabe bem o que quer: vender para fora do Brasil. A empresa foi criada em 1994 por Jonas Zucchi e desde então investe na conquista de clientes mundo afora. Este esforço já trouxe resultados em 2011: 80% das vendas foram para outros países. A companhia sediada na cidade de Serra, no Espírito Santo, produz 80 mil metros quadrados de granito por mês, mas pode dobrar esta produção conforme a demanda.
De acordo com o diretor comercial, Leonardo Tatagiba, a Zucchi Granite tem obtido bons resultados das vendas para a China e, agora, a meta é crescer no Oriente Médio. Para isso, um representante deixa o país asiático nesta semana para visitar potenciais clientes em países como Emirados Árabes e Arábia Saudita. A companhia já vende para a região e acredita que é possível ampliar as receitas. "Temos dois clientes na Arábia Saudita. Neste ano já enviamos dois contêineres para um cliente, que já encomendou mais dois [contêineres]", diz Tatagiba.
O diretor comercial apresentou a companhia a um grupo de empresários, engenheiros e arquitetos árabes que visitaram o Brasil a convite do Projeto Comprador da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Na quinta-feira (8) eles estiveram na sede da Câmara Árabe, em São Paulo, e conheceram as propostas de algumas empresas do setor de construção.
Antes, visitaram a feira Expo Revestir. Eles disseram que as empresas brasileiras têm bons produtos, porém estão mais preocupadas em vender para o mercado local. Tatagiba, no entanto, mostrou que o foco da Zucchi é conquistar outros mercados. "Dois árabes se interessaram muito pelo produto e já vieram conversar comigo para obter mais informações. Eles querem ter mais contato conosco", observou.
Os árabes, diz Tatagiba, costumam comprar mais mármore do que granitos. Além disso, quando compram granito querem a peça pronta. "Eu vendo ela em chapa. Eles têm capacidade, lá, de processar a peça. Isso não impede a venda", afirma.
Os Estados Unidos atualmente são o maior mercado da Zucchi. Em 2011, compraram 52% de tudo o que a empresa exportou. Outros dos maiores compradores foram os vizinhos dos norte-americanos: Canadá e México. Os 350 clientes ativos estão distribuídos, além da América do Norte, pela Ásia, Europa, Oriente Médio e América do Sul.
Geralmente a empresa vende pequenas quantidades de pedras em cores variadas. "Não tenho grandes quantidades de um único modelo, pois é justamente a variação das cores dos granitos que deixa o ambiente bonito", diz Tatagiba. Ele acredita que pode aumentar as vendas neste mercado com as pedras clássicas ou exóticas. Já entre as pedras de luxo, diz, uma das mais vendidas no mundo e conhecida dos árabes é a Blue Bahia.
De acordo com o diretor comercial, Leonardo Tatagiba, a Zucchi Granite tem obtido bons resultados das vendas para a China e, agora, a meta é crescer no Oriente Médio. Para isso, um representante deixa o país asiático nesta semana para visitar potenciais clientes em países como Emirados Árabes e Arábia Saudita. A companhia já vende para a região e acredita que é possível ampliar as receitas. "Temos dois clientes na Arábia Saudita. Neste ano já enviamos dois contêineres para um cliente, que já encomendou mais dois [contêineres]", diz Tatagiba.
O diretor comercial apresentou a companhia a um grupo de empresários, engenheiros e arquitetos árabes que visitaram o Brasil a convite do Projeto Comprador da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Na quinta-feira (8) eles estiveram na sede da Câmara Árabe, em São Paulo, e conheceram as propostas de algumas empresas do setor de construção.
Antes, visitaram a feira Expo Revestir. Eles disseram que as empresas brasileiras têm bons produtos, porém estão mais preocupadas em vender para o mercado local. Tatagiba, no entanto, mostrou que o foco da Zucchi é conquistar outros mercados. "Dois árabes se interessaram muito pelo produto e já vieram conversar comigo para obter mais informações. Eles querem ter mais contato conosco", observou.
Os árabes, diz Tatagiba, costumam comprar mais mármore do que granitos. Além disso, quando compram granito querem a peça pronta. "Eu vendo ela em chapa. Eles têm capacidade, lá, de processar a peça. Isso não impede a venda", afirma.
Os Estados Unidos atualmente são o maior mercado da Zucchi. Em 2011, compraram 52% de tudo o que a empresa exportou. Outros dos maiores compradores foram os vizinhos dos norte-americanos: Canadá e México. Os 350 clientes ativos estão distribuídos, além da América do Norte, pela Ásia, Europa, Oriente Médio e América do Sul.
Geralmente a empresa vende pequenas quantidades de pedras em cores variadas. "Não tenho grandes quantidades de um único modelo, pois é justamente a variação das cores dos granitos que deixa o ambiente bonito", diz Tatagiba. Ele acredita que pode aumentar as vendas neste mercado com as pedras clássicas ou exóticas. Já entre as pedras de luxo, diz, uma das mais vendidas no mundo e conhecida dos árabes é a Blue Bahia.
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