segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ações são desenvolvidas para incentivar o consumo do ovo

 

O dia internacional do ovo é comemorado, em diversos países, toda 2ª sexta-feira do mês de outubro, que este ano cai no próximo dia 12. No Brasil, é separada uma semana inteira para divulgar os benefícios do alimento entre os consumidores finais e outros interessados. A semana do ovo acontece de 04 à 12 de outubro, e conta com diversos eventos, realizados simultaneamente em varias cidades brasileiras.
O objetivo é aumentar o consumo per capita, no Brasil, de 145 ovos para 208 ovos por pessoa nos próximos anos. Se a meta for atingida, o consumo per capita passaria para quatro ovos por semana, melhorando substancialmente a dieta do brasileiro. Vale ressaltar que um maior consumo de ovos é uma forma prática de melhorar o nível nutricional. Saudável, o ovo tem apenas 70 calorias. Seu consumo colabora para controlar o peso, manter a força muscular e as funções cerebrais, uma boa gestação e um crescimento saudável das crianças.
Espírito Santo
Os capixabas estão em segundo lugar no ranking da produção de ovos no Brasil, com o município de Santa Maria de Jetibá comportando 10% da produção nacional. Porém, a cidade não dispõe de muitas ofertas gastronômicas com a utilização do alimento.
Por isso, no Espírito Santo, foi firmada parceria entre o Sebrae ES e entidades ligadas à produção de ovos, turismo e gastronomia para fomentar o turismo gastronômico com consumo de ovos em Santa Maria.  Entre as ações, o chef de culinária Alessandro Eller vai dar consultoria a restaurantes e pousadas locais, com objetivo de criar pratos originais de cada estabelecimento, a base de ovos, respeitando a cultura pomerana, própria da região.
As ações visam a fomentar o consumo do ingrediente e o turismo gastronômico em Santa Maria - principal região produtora de ovos do Estado. A consultoria, com data marcada para 15 de outubro, contará com dicas de como preparar e apresentar um prato especial, sobre preço, informações nutricionais, entre outras.
No dia 18 de outubro, os parceiros da ação e os estabelecimentos participantes irão decidir quais pratos confeccionados farão parte de um guia gastronômico da região, que será ofertado nas rotas turísticas e nos estabelecimentos comerciais de Santa Maria de Jetibá.
Para participar
Os estabelecimentos interessados em participar da seleção para participar da consultoria podem ligar para o Sebrae ES, telefone (28) 3521-0880, e falar com Thiago Costa. O evento será em Santa Maria de Jetibá, na Pousada Paraíso, a partir das 15h.

Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário