segunda-feira, 8 de outubro de 2012

15ª Edição da Revista Campo Vivo

 

A 15ª edição da Revista Campo Vivo já está circulando no Estado do Espírito Santo e região sul da Bahia. Confira o editorial com os destaques desta edição.

EDITORIAL - Esperança de um novo tempo para o cacau

Revirando algumas antigas fotos, meses atrás encontrei uma fotografia minha, ainda criança, ao lado de um pé de cacau. Há mais de 20 anos atrás. Naquela época, a atividade ainda vivia época farta na região de Linhares. Hoje, a fotografia já tem as marcas do tempo, período que os cacauicultores capixabas (leia-se Linhares, responsável por aproximadamente 90% da produção estadual) acompanharam a entrada da vassoura-de-bruxa em suas lavouras. A produção caiu junto com o estímulo de produzir a fruta de grande parte dos produtores. Porém, uma novidade pode dar fôlego À cultura cacaueira. A conquista da Indicação Geográfica do Cacau de Linhares pode ser um divisor de águas para a cultura na região com valorização do produto regional no mercado. Esse é o tema principal desta edição.
Outras duas doenças preocupam a agropecuária capixaba. No mamão, a virose do mosaico teve alta incidência nas lavouras neste ano, levando milhares de plantas literalmente ao chão. Ações integradas estão sendo desenvolvidas para tentar amenizar o problema. Na pecuária, o Idaf, órgãos de defesa animal, registrou crescimento significativo de mortes pela anemia infecciosa equina, doença que não tem cura. Evolução também para o lado positivo. O recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Espírito Santo aumentou 270% no primeiro semestre. O coordenador regional de operações do Inpev, Jair Furlan Júnior, é nosso entrevistado especial.
Em Perobas, interior de Linhares, a busca por agregação de valor na atividade cacaueira, aliada a tradição da atividade, ensina uma receita famosa: a geleia de cacau da Dona Áuria. As páginas campestres da revista destacam ainda o cultivo do pinhão manso, o impacto do efeito da soja e milho na pecuária capixaba, o combate ao nematoide na cafeicultura, os artigos e crônica dos nossos colunistas, entre outros temas.
Boa leitura!
Franco Fiorot
Editor da Revista Campo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário