quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Assinatura do Convênio para restauro da fachada do Convento São Francisco

A Vale e a Arquidiocese de Vitória assinam nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, um convênio que irá viabilizar a restauração da fachada do Convento São Francisco, o segundo monumento franciscano mais antigo do Brasil e um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Centro de Vitória. A solenidade terá início às 10h30 e acontecerá no próprio Convento São Francisco, no Centro da capital. As obras, que terão início ainda esta semana, devem ser concluídas em seis meses e serão realizadas pela empresa de g
estão cultural Empório Capixaba.

O projeto, que prevê o repasse de R$ 400 mil por parte da Vale como parte da Lei Rouanet, tem como objetivos preservar o patrimônio histórico capixaba e valorizar a memória arquitetônica e cultural do Convento São Francisco de Vitória, que retrata uma parte importante da história do Espírito Santo.

A intervenção incluirá a recuperação do reboco e da pintura das paredes da fachada principal do Convento – também conhecida como frontispício -, a manutenção do telhado da igreja e da capela, a melhoria da rampa para acesso de pessoas com dificuldade de locomoção e a recuperação das características originais do monumento, que foram alteradas em 1925.

“Com o passar do tempo, o conjunto arquitetônico que o Convento integra passou a apresentar uma série de pequenos danos, como infiltrações no telhado e marcas do tempo na fachada, além de pontos de deterioração. Por isso a importância do projeto, que vai ajudar a preservar uma parte importante da história do nosso Estado”, explica o arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha.

Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Arquitetônico Capixaba em 1983, o conjunto é hoje ocupado pelas atividades administrativas da Arquidiocese de Vitória e pela organização de assistência social Cáritas Arquidiocesana.

Serviço
Assinatura do Convênio para restauro da fachada do Convento São Francisco
Quando: quinta-feira, dia 4 de outubro, às 10h30
Onde: Convento São Francisco, no Centro de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário