terça-feira, 23 de outubro de 2012

“Ciências sem Fronteiras” possibilita que alunos do Ifes estudem em universidades da Europa e dos Estados Unidos



Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir


Para muitos estudantes, a oportunidade de estudar em outro país é um sonho distante. Mas alguns alunos de cursos de graduação do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes conquistaram a chance de estudar em universidades renomadas em países como Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, França, Itália, Escócia e Coreia do Sul. Mais de vinte estudantes do Ifes já viajaram ou vão viajar para esses países, por meio do Programa Ciências Sem Fronteiras do Governo Federal.
Ciências sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia, e da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e do Ministério da Educação – MEC, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; e das Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
Em algumas instituições é exigido que o estudante seja aprovado em teste de proficiência em língua estrangeira. Esse foi um dos obstáculos enfrentados por Bárbara Freitas Freire, estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do campus de Alegre. Ela se candidatou para a Universidade de Savoie, na França, mas nunca tinha estudado francês. Depois de um período intenso de estudos, a aluna conseguiu a nota necessária para ser aprovada no teste de proeficiência e está na França desde junho.
Lá, ela fez um cursos de francês por dois meses; também teve oportunidade de viajar, dentro da proposta pedagógica cultural do programa que possibilita que os alunos conheçam o país. As viagens são ofertadas pelo Programa Ciências Sem Fronteiras, sem custo para os estudantes. Agora, Bárbara vive em Chambéry, onde estudará por 10 meses. “Fui recebida como aluna de excelência, devido ao prestígio do programa, serei até mesmo apresentada às autoridades da Universidade”, contou.
Diogo Oliveira Silva e outros quatro estudantes do curso de Engenharia Metalúrgica do campus Vitória viajaram para a Europa, em agosto. Eles passarão um ano estudando em instituições europeias. Diogo Oliveira Silva foi selecionado para estudar na Universidade Politécnica de Madri, na Espanha. Antes da viagem, o estudante contou que a experiência será muito importante para sua vida profissional, em função do aprendizado em outro país, além de conhecer uma nova cultura e uma nova língua.
Confira, na próxima semana, mais uma notícia sobre a experiência que o programa Ciência sem Fronteiras tem proporcionado aos alunos do Ifes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário