segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Festival Nacional de Teatro traz diversidade de espetáculos a Vitória em outubro



Imagem Divulgação
Cartaz do 8º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória
O Festival Nacional de Vitória levará um total de 43 apresentações ao público
Comédia, drama, monólogos e peças na rua. De 13 (sábado) a 21 de outubro (domingo), o VIII Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória traz 19 grupos/companhias nacionais (21 espetáculos), um grupo internacional (dois espetáculos), 10 grupos/companhias locais (10 espetáculos) e oito espetáculos estudantis.
Serão 32 espetáculos profissionais, num total de 43 apresentações, sendo nove peças do Espírito Santo selecionadas via edital, 21 vindas de Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Ceará, Pernambuco e duas da Argentina.
A novidade deste ano é a apresentação, dentro do Festival Nacional, do espetáculo "O Juiz de Paz da Roça", montado por alunos da oficina de teatro do Circuito Cultural, ação da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em duas sessões.
Haverá também a realização do III Festival Estudantil de Teatro – Ilha em Cena, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), com um dia inteiro dedicado à apresentação de oito espetáculos produzidos e montados por alunos da rede de ensino municipal. No total, são 41 espetáculos em 53 apresentações.
"O Festival busca cada vez mais o seu papel de difusor das artes cênicas. Por conta disso, mostra-se de extrema importância que as peças apresentem diversas linguagens e técnicas que perpassam todas as possibilidades teatrais. Além disso, o cuidado em levar o teatro para recantos onde ele costuma não frequentar também vem norteando esta edição", destaca o secretário de Cultura de Vitória, Alcione Pinheiro.

Festival além dos espetáculos

Além dos espetáculos, o Festival traz também atividades formativas, como palestras abertas ao público e oficinas – inscrições abertas na secretaria da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, até dia 5 de outubro.
"Nestes últimos anos, durante o Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, houve mais de 220 apresentações de mais de 170 grupos e a assistência de um público de mais de 130 mil pessoas", afirma Beth Caser, subsecretária municipal de Cultura e coordenadora geral do Festival.
Segundo ela, esses números mostram que o evento movimenta a cidade e promove a valorização das artes cênicas e da diversidade cultural.
A entrada para os espetáculos é franca. Os ingressos deverão ser retirados nas bilheterias de cada teatro – Carlos Gomes, José Carlos de Oliveira (Carmélia), Universitário (Ufes), Sesi – e nos espaços culturais Estação Porto, Fafi e Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas”, nos dias dos espetáculos, sempre às 13 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário