segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Incaper reúne produtores de maracujá em Jaguaré


Assessoria de Comunicação Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoverá, na quinta-feira (11), no Sítio Maria das Graças, em Jaguaré, um dia de campo sobre a cultura do maracujá. O evento é parte da comemoração do Terceiro Encontro de Produtores de Maracujá, que será realizado entre os dias 11 e 14 de outubro pela Cooperativa dos Produtores Rurais de Jaguaré (Coopruj).

A atividade pretende reunir 120 produtores de maracujá para conhecer novas técnicas que possam aumentar a produtividade e a qualidade dos frutos, que é de fundamental importância para os agricultores de Jaguaré e demais municípios da Região Norte do Espírito Santo.

O dia de campo é promovido pelo Incaper em parceria com a Coopruj, e será dividido em três estações que irão abordar: Plantio, formação e manejo do maracujá; Manejo das doenças do maracujá; e Manejo das pragas do maracujá. “O objetivo é difundir as boas práticas agrícolas de manejo da cultura e o controle integrado de pragas e doenças, com o propósito de orientar os produtores para uma agricultura sustentável e compatível com o meio ambiente”, afirmou o chefe do Escritório de Desenvolvimento Rural de Jaguaré, Valchirio Martins.

O maracujá em Jaguaré

Atualmente a cultura do maracujá ocupa uma área de cultivo de 750 hectares no município, com uma produtividade media de 30 t/ha. A meta do Governo do Espírito Santo, por meio do Incaper, é elevar essa produtividade para 45 t/ha nos próximos anos, para atender as demandas da indústria e do mercado de frutas in natura, com possibilidade de um incremento de mais de 30% na área de plantio.

Parte da comercialização da produção de maracujá é feita por meio da Coopruj, que tem contrato de cultivo de uma área de 370,0 ha com a indústria de polpa de frutas com previsão de venda de mais de seis mil toneladas de frutas até julho/2013, que serão comercializadas, tendo como referência um preço mínimo de garantia estabelecido entre as partes, de acordo com os custos de produção.

O restante da produção, cerca de três mil toneladas, os produtores cooperados vendem para o mercado de frutas in natura, por meio da própria cooperativa que dispõe de toda infraestrutura para o transporte e processamento dos frutos, que são comercializados para diversas regiões do Brasil.

Polo de maracujá

Tradicionalmente, o cultivo do maracujá se concentrava apenas no Norte do Espírito Santo, o que possibilitou o lançamento do Polo de Maracujá pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Incaper, em 2004. O objetivo é estimular a diversificação da agricultura em razão da elevada demanda das agroindústrias de sucos, aumentando a perspectiva do setor tanto para a produção quanto para o processamento de frutas.

Foram iniciadas também ações para implantação do polo na Região Sul do Estado, devido às condições de solo e clima propícios para o cultivo em diferentes municípios e a localização estratégica da região, próxima aos grandes centros consumidores de Minas Gerais e Rio de Janeiro, o que facilita o processo e comercialização. A maior parte da produção capixaba, contudo, ainda se concentra no Norte do Estado, com destaque para os municípios de Sooretama e Jaguaré.

O maracujá é uma das frutas mais requisitadas pela indústria de sucos prontos, devido à alta aceitação. Este fato, associado à grande expansão da demanda por polpa de fruta para confecção de sucos prontos no Estado, motivada pela instalação de novas indústrias, faz com que o maracujá apresente um mercado promissor.

Serviço
Dia de Campo sobre o Cultivo do Maracujá
Data: 11 de outubro de 2012 (quinta-feira)
Horário: a partir das 08 horas
Local: Sítio Maria das Graças – Jaguaré

Programação
08 horas – Café da manhã
08h30min – Abertura oficial
09 horas – Estações
12 horas – Almoço

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário