quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Monitoramento da broca-do-café na cafeicultura do Sul de Minas


postado há 1 dia atrás

A emissão de floradas pelo cafeeiro depende da ocorrência de uma boa chuva que as antecede. Assim, ocorrendo uma boa chuva, as flores se abrem de 10 a 15 dias após. Assim, a chuva funciona como estímulo. Como choveu em todo o Sul de Minas nos dias 20 e 21 de setembro, com previsão de mais chuvas, é certeza de que a grande florada do cafeeiro, em 2012, será emitida pelos cafeeiros na primeira quinzena de outubro.

Como o início do monitoramento da infestação da broca-do-café através do parâmetro porcentagem de frutos broqueados acontece aos 90 dias (três meses) após a maior florada, em que frutos verdes chumbões são perfurados na região da coroa por fêmeas adultas do inseto, sem neles ovipositar por serem muito aquosos (86% de umidade), prevê-se que esses frutos ocorrerão nos cafeeiros, nas três alturas, a partir da primeira quinzena de janeiro de 2013. Em lavouras irrigadas, em regiões de clima quente, frutos verdes chumbões são encontrados nos cafeeiros, nas três alturas, um pouco mais cedo, aproximadamente aos 80 dias.

Deve-se lembrar aos cafeicultores e técnicos de que os prejuízos causados pela broca-do-café o são por suas larvas ao se alimentarem das sementes no interior dos cafés (frutos), sementes essas que devem apresentar uma certa consistência para serem comidas. Assim, em frutos verdes chumbões, com sementes aquosas, fêmeas adultas da broca só os perfuram, por instinto, sem neles ovipositar já que sementes aquosas não é o alimento ideal para as suas larvas, só o sendo algum tempo depois (±60 dias), quando os frutos apresentam menor teor de umidade e sementes já com uma certa consistência.

As informações são da Epamig / EcoCentro / Lavras - MG, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário