quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Especialistas indicam novos caminhos à cafeicultura


postado há 1 dia atrás

O Seminário Internacional DNA Café, que acontecerá dia 04 de outubro paralelamente ao 7° Espaço Café Brasil - feira internacional do café - tem em sua programação grandes nomes do mercado, formadores de opinião em diversos setores que abrangem a cadeia de café. Uma breve análise dos temas e palestrantes remete à promessa de um grande ponto de encontro gerador de debates e tendências do mercado mundial de café.

Para entender melhor a dinâmica do seminário e detalhar seus propósitos junto à comunidade cafeeira, o CaféPoint entrevistou a diretora do evento, Mariana Proença, da Café Editora, empresa realizadora do Espaço Café Brasil.

CaféPoint: Qual seria de fato o objetivo da Café Editora ao criar o Seminário Internacional DNA Café, paralelo à feira?

Mariana Proença: O objetivo é trazer ao público novas experiências e uma nova forma de olhar para a cafeicultura. Diferentemente da feira que tem o foco no negócio, o Seminário tem o foco no conhecimento, na troca de informações, na apresentação de tendências, sob o olhar de grandes nomes do mercado nacional e internacional. A ideia é descobrir novas formas de atuar, entender, explorar e resolver desafios futuros do mercado.

CaféPoint: Quais os principais temas abordados e o porquê?

M.P.: O tema central do encontro será "Desenvolvimento, Novidades e Ações para um futuro sustentável", abordando especialmente as tendências ligadas a esse tema. Mas também haverá momentos para se falar sobre os cafés especiais no Brasil, sobre as experiências e lições de outras áreas da gastronomia (chá, queijo, chocolate gourmet e cerveja), além de conversas sobre novos modelos de negócio e sobre o que se espera hoje de uma boa xícara de café. A ideia é abrir um espaço para que se tenha uma visão global do mercado atual e futuro.

CaféPoint: Quais os critérios usados para a escolha dos palestrantes?

M.P.: Buscamos para compor a programação do Seminário profissionais do Brasil e de outros países que são referência em suas áreas e desenvolvem trabalhos que têm impacto em vários segmentos. Além disso, buscamos profissionais que estão na vanguarda e apresentam as últimas tendências do mercado em seus negócios.

CaféPoint: Quais as expectativas do Seminário?

M.P.: A expectativa é grande. Com o evento, pretendemos abrir espaço para uma discussão profunda sobre o mercado atual de cafés gourmets, compartilhar experiências, abrir a possibilidade de novas formas de pensar a cafeicultura e o mercado de cafés como um todo de uma forma diferente, mais atual, mais sintonizada com as questões ambientais e também de qualidade. Pelo que sentimos entre os inscritos, teremos entre o nosso público desde cafeicultores, que buscam uma produção mais alinhada com a sustentabilidade, a donos de cafeterias, torrefadores, baristas e apreciadores de café em geral. A ideia é que o seminário seja anual, a cada edição com um tema central diferente.

CaféPoint: Finalmente, o que os visitantes da feira ganharão ao participar do Seminário?

M.P.: Serão 12 horas de palestras em que serão apresentadas novas pesquisas e 'cases' do setor, em que se aprenderá e se discutirá muito sobre os novos rumos do café no Brasil e no mundo. O evento oferecerá ao público, acima de tudo, uma oportunidade única de troca de conhecimento com grandes nomes do mercado e muita inspiração para trilhar novos caminhos para o nosso café.

Entrevista concedida por Mariana Proença, diretora do Espaço Café Brasil, a André Sanches Neto, coordenador de conteúdo e analista de mercado do CaféPoint.

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