sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Movimento dos Sem Mídia representa Rede Globo na Procuradoria por 'crime eleitoral'


Representação por crime eleitoral foi protocolado na Procuradoria de São Paulo em razão do Jornal Nacional do dia 23. Cinco dias antes do 2º turno em diversas cidades brasileiras, o programa jornalístico usou 18 de seus 32 minutos para fazer um balanço do julgamento do chamado "mensalão".

São Paulo – O Movimento dos Sem Mídia (MSM) protocolou representação junto à Procuradoria Geral Eleitoral de São Paulo contra a Rede Globo de Televisão, em razão da veiculação do Jornal Nacional do dia 23 de outubro. O documento é assinado pelo presidente do movimento, o comerciante e blogueiro Eduardo Guimarães.

Segundo o MSM, naquela data o noticiário cometeu crime eleitoral ao dedicar 18 de seus 32 minutos (tempo este que seria comparado apenas à cobertura dos ataques às Torres Gêmeas do World Trade Center) a um balanço do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal. 

A representação aponta que a matéria, levada ao ar logo após o horário eleitoral, foi editada de tal forma que o espectador fosse levado a pensar que o Partido dos Trabalhadores (PT) é que estava sendo julgado pelo STF.

Para o MSM, portanto, o tempo da matéria apresentada pelo noticiário de maior audiência no país representa propaganda negativa contra o PT, podendo influenciar no segundo turno das eleições municipais. O texto ainda faz referência a ações da Rede Globo para manipular as eleições de 1982 contra Leonel Brizola (para governador do Rio de Janeiro) e as de 1989 contra Lula (para presidente).

A representação protocolada pelo MSM é baseada nos incisos III, IV e V do Artigo 45 da Lei Geral das Eleições, que diz que “a partir de 1º de julho do ano da eleição, é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário (...) veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente”.

Constituído em 2007, o MSM é uma organização não governamental com a função de monitorar o conteúdo dos veículos de imprensa do país e lutar pela democratização da comunicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário