segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Plantas bioativas foram destaque do Incaper na Feira Sabores da Terra


Eduardo Brinco/Assessoria de Comunicação Incaper

As plantas bioativas, que possuem alguma ação sobre outros seres vivos e cujo efeito pode se manifestar tanto pela sua presença em um ambiente quanto pelo uso direto de substâncias delas extraídas, foram o atrativo do estando do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) na Feira de Agroturismo ‘Sabores da Terra’, que foi realizada na Praça do Papa, entre os dias 27 e 30 de setembro.

Além da mostra de plantas medicinais e de uma mini maquete de um jardim medicinal foram servidos chás de hortelã, menta, alfavaca e outras plantas. “Nosso objetivo com o estande de plantas medicinais foi apresentar uma alternativa de cultura ao agricultor. É possível, com plantas existentes no próprio quintal, preparar soluções simples de prevenção a doenças”, explicou Fabiana Ruas, extensionista do Incaper.

“As plantas bioativas podem ser incluídas em várias áreas como medicinais, aromáticas, condimentares, inseticidas, repelentes, dentre outras. Elas também podem contribuir com as comunidades rurais que, muitas vezes, estão localizadas distantes dos locais que prestam algum auxílio de saúde”, apontou o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

A dona de casa Maria Auxiliadora Pereira provou e aprovou os produtos bioativos. “Sempre usava algumas dessas plantas como condimentos, mas aqui aprendi mais um pouquinho sobre como elas podem ser utilizadas. E o chazinho alfavaca? Muito gostoso. Está aprovadíssimo!”, disse.

Feira

A feira ‘Sabores da Terra’ foi realizada pelo Governo do Espírito Santo e pela Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures), com apoio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Incaper, Aderes e Sebrae. Ao todo foram 500 expositores que comercializaram mais de três mil produtos derivados do leite, mel, flores, artesanatos, café, frutas, orgânicos, peixes, entre outros.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Eduardo Brinco
comunicação@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário