segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Inovações tecnológicas desenvolvidas pelo Incaper proporcionam qualidade de vida no campo


Incaper

Apresentar inovações que proporcionam qualidade de vida para quem vive no meio rural. Essa será a participação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) durante a 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, no espaço InventaBrasil, evento que reúne ações de ciência aplicada que proporcionam melhorias nas condições de cultivo no campo, geram emprego e renda e contribuem para evitar o êxodo para as áreas urbanas.

O InventaBrasil está inserido na programação da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, realizada entre os dias 17 e 19 de outubro, na Praça do Papa, em Vitória. Haverá nesse espaço a realização do 2º Concurso de Inovações Rurais, o 1º Simpósio de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo Científico Rural e a Mostra Institucional de Produtos e Serviços voltados para a ciência e tecnologia da atividade rural. O Incaper, que integra o Comitê Organizador do InventaBrasil, irá participar de todas essas atividades.

Entre os projetos inscritos pelo Instituto que concorrem à premiação estão as inovações tecnológicas das variedades resistentes a doenças e adaptadas ao Espírito Santo, como o “Abacaxi Vitória” e “Variedades Clonais de Café Conilon”; e as relacionadas à sustentabilidade no meio rural, como o “Uso agrícola e disposição do lodo de esgoto para o Estado do Espírito Santo”. Na Mostra Institucional, serão apresentados ao público os projetos “Cores da Terra: pintando o Brasil”, a ferramenta do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases) e o sistema de Hidrometeorologia do Incaper.

Durante o 1º Simpósio de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo Científico Rural, o Incaper irá participar com palestrantes e debatedores nas mesas “Fomento ao empreendedorismo em Ciência e Tecnologia e Inovação”, “Desafios atuais na integração: Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e Extensionismo rural” e “Iniciação científica e Extensão Universitária em prol do Desenvolvimento Rural”.

“O Incaper tem desenvolvido efetivamente tecnologia e inovação para o meio rural, além de participar, de forma protagonista, na transferência de tecnologia no campo por meio da assistência técnica e extensão rural”, destacou o diretor-técnico do Instituto, Aureliano Nogueira da Costa. Ele reiterou que a 9ª Semana de Ciência e Tecnologia será mais uma oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas pelo Incaper à comunidade científica e sociedade em geral.

Projetos inscritos no 2º Concurso de Inovações Rurais:

Abacaxi Vitória: variedade resiste à doença de fungo
Entre os projetos que concorrerão no 2º Concurso de Inovações Rurais, está o “Abacaxi Vitória: nova cultivar resistente à fusariose com qualidade para o mercado interno e exportação”. Trata-se de uma nova variedade de abacaxi resistente à doença causada pelo fungo F. Guttiforme. A fusariose causa perdas estimadas em 30 a 40% nos frutos e em até 20% nas mudas. O Abacaxi Vitória dispensa a utilização de fungicidas para o controle da doença, possibilitando a redução nos custos de produção por hectare, além de reduzir os riscos de impacto ambiental e aumentar a produtividade. Essa cultivar viabilizou o lançamento, pelo Incaper, do Polo de Abacaxi no Norte do Espírito Santo, que abrange 32 municípios. Em 2011, mais de 1,7 milhão de mudas foram distribuídas a agricultores.

Variedades clonais de café: elevação da produtividade e qualidade
Outro projeto inscrito pelo Incaper é o “Variedades clonais de café conilon: tecnologias que inovam e renovam a cafeicultura do Espírito Santo”, que consiste no desenvolvimento de cultivares superiores, estáveis e com adaptabilidade para os diferentes ambientes, que apresentam alta produtividade e elevada qualidade final da produção. Desde 1993, o Incaper tem desenvolvido, em suas fazendas experimentais, variedades clonais que têm proporcionado a ampliação da produtividade média de 9,2 para 34,7 sacas beneficiadas por hectare no Espírito Santo. A produtividade estadual aumentou em torno de 277% e a produção saiu de 2,4 milhões para 9,7 milhões de sacas no referido período. Esses resultados têm auxiliado o desenvolvimento do Estado por meio da geração de renda, empregos, conhecimento, profissionalização de cerca de 250 mil pessoas envolvidas na atividade.

Lodo de esgoto: inovação e sustentabilidade
O outro projeto concorrente no InventaBrasil é o “Uso agrícola e disposição do lodo de esgoto para o Estado do Espírito Santo”, que foi uma tecnologia desenvolvida pelo Incaper e pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) como alternativa à destinação do lodo de esgoto. Rico em matéria orgânica e nutrientes, o lodo apresenta-se como fonte alternativa para adubação das plantas após o processo de higienização, promovendo a fertilidade nos solos, sobretudo em pomares de frutas. Esse projeto possui o suporte da ferramenta do Geobases para mapeamento e identificação das áreas aptas à aplicação do lodo.

Cores da Terra: alternativa simples, resultados grandiosos
Na Mostra Institucional do InventaBrasil, o projeto “Cores da Terra pintando o Brasil” será apresentado. Nos dias 18 e 19, ocorrerá uma oficina aberta ao público para ensinar a técnica, que é simples e sustentável e permite a fabricação de tintas tendo a terra como componente básico principal. Por meio do Cores da Terra, foi possível contribuir para que as famílias produtoras de base familiar pudessem investir no agroturismo, por meio do embelezamento da paisagem rural com a pintura das paredes das habitações, instalações comunitárias e empreendimentos turísticos. Além disso, a técnica proporcionou uma alternativa de renda aos artesãos que a aplicaram no acabamento de suas peças, substituindo as tintas comerciais pelas produzidas com terra e pigmentos naturais.

Meteorologia e Geobases
As ações desenvolvidas pelo Incaper na área de Meteorologia e Recursos Hídricos também serão apresentadas na Mostra Institucional do InventaBrasil. As imagens de satélite e os dados coletados pelo Instituto estarão à mostra na ocasião. Estarão disponíveis algumas informações sobre a previsão do tempo e a metodologia empregada para sua formulação, além de explicações sobre como acessar os produtos elaborados por sua equipe.

O Geobases, sistema de informações geoespaciais que integra instituições públicas e privadas de diferentes áreas de atividades, para composição, manutenção, utilização e compatibilização das informações geoespaciais básicas do Estado do Espírito Santo, também será outro atividade do Incaper na Mostra.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210

Nenhum comentário:

Postar um comentário