quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Projeto visa tecnificação do café em Ministro Andreazza -EM RONDONIA





Com o objetivo de alavancar aprodução da cafeicultura em Ministro Andreazza, extensionista da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) local promoveram um curso para capacitação em técnicas da cultura do café destinado a agricultores familiares da região. A atividade faz parte de um projeto a ser implantado no município, que visa produzir e comercializar cafés especiais, com marca própria, para os mercados: interno e externo, de forma organizada e sustentável, gerando renda e promovendo o desenvolvimento local e de outros municípios de Rondônia. 
O projeto, denominado “Tecnificação de Café no Município de Ministro Andreazza”, busca avaliar sistemas alternativos sustentáveis, através da importância da adoção de maiores níveis tecnológicos para o alcance de produtividades econômicas da exploração. “Através do projeto pretende-se atender, diretamente, 200 agricultores e, indiretamente, 1.200 famílias de cafeicultores”, diz o gerente da Emater local, Wagner Osair de Oliveira. Esses agricultores deverão atender os pré-requisitos que serão aplicados conforme exigência da assistência técnica, para a implantação de unidades referenciais dos parques cafeeiros do município. 
Segundo Wagner, os agricultores que exploram a cultura do café hoje, em Ministro Andreazza, “enfrentam fatores que limitam o desenvolvimento do agronegócio” entre os quais: baixa produtividade; elevados custos de produção; baixos níveis tecnológicos; falta da organização dos agricultores e da produção e baixo padrão genético da cultura, entre outros. “Ainda assim a atividade em cafeicultura de Ministro Andreazza é destaque no estado”, salienta o gerente. 
O curso de cafeicultura, ministrado por técnicos da Emater e da Embrapa, já foi idealizado com base no projeto proposto e tem como meta implantar 10 unidades demonstrativas de mudas de café clonal oriunda de matéria genético comprovado, com capacidade para produzir 100 mil mudas. Para isso pretende-se, além de capacitar os cafeicultores, visitar propriedades com nível de tecnologia mais abrangentee aplicar metodologias e técnicas que levem a um resultado satisfatório. 
O projeto, assim como o curso, vem ao encontro da demanda do município em alavancar a produção da cafeicultura. Através dele objetiva-se sensibilizar o cafeicultor para que ele desenvolva ações que venham tecnificar o café da região e, consequentemente aumentar a produtividade do município.
O curso foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) com apoio do governo estadual, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e contou com a participação de técnicos da Emater e da Embrapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário