sexta-feira, 19 de outubro de 2012

USDA prevê aumento das exportações de lácteos da Austrália

postado há 1 dia atrás

De acordo com o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o setor de lácteos australiano apresentará uma "explosão" nas exportações no próximo ano à medida que a produção de leite no país continuar crescendo.

Segundo as projeções do relatório, as exportações australianas de lácteos alcançarão 673.000 toneladas em 2013 - 14% a mais com relação a 2012. O queijo deverá novamente ter um excelente desempenho em termos de crescimento nas exportações, com a demanda internacional devendo aumentar em 24% em 2013.

As previsões do USDA se correlacionam com o aumento previsto na produção australiana de leite em 2013. Espera-se que essa produção alcance 10,14 milhões de toneladas no próximo ano - um aumento de 1,2% com relação ao volume estimado de 10,02 milhões de toneladas produzidos em 2012.

O relatório informa, entretanto, que os maiores custos de produção e o forte dólar australiano poderão representar um desafio à competitividade internacional e doméstica dos produtos lácteos da Austrália.

"Uma crescente demanda sugere que o setor de lácteos australiano deverá embarcar em uma fase de prolongada expansão", disse o USDA. "O fim de uma seca de quase uma década de duração em 2010, seguido por dois anos consecutivos de chuvas acima da média nas principais regiões produtoras de lácteos, tem capacitado a indústria de lácteos australiana a se recuperar".

O crescimento na demanda internacional para queijos australianos deverá direcionar o crescimento previsto nas exportações, disse o relatório. "O queijo deverá ser a melhor promessa no momento, à medida que é um produto de escolha para exportação, uma vez que os requerimentos de leite fluido são atendidos".

Apesar de suas previsões de crescimento nas exportações, o relatório do USDA também alerta que os processadores de lácteos australianos enfrentam competição no mercado doméstico do país.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela equipe MilkPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário