sexta-feira, 26 de abril de 2013

100 em1dia: População se une para transformar San José na cidade ‘ideal’



Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital
Realizar intervenções cidadãs, simbólicas ou concretas, como forma de apropriação do espaço público e transformação da cidade. Foi com este objetivo que cidadãos e cidadãs de diferentes grupos e faixas etárias se transformaram em ativistas sociais e realizaram no último sábado (20), a jornada "100em1dia” em San José, na Costa Rica.Mais de 200 intervenções sociais, públicas e ambientais foram realizadas nas ruas do centro de San José, nos parques Espanha, Jardim de Paz, Morazán, Central, na Praça da Cultura e das Garantias Sociais e região do entorno, além de expressões culturais, recitais, música e dança, murais coletivos, acampamento, picnics urbanos entre outras ações que visaram a melhoria da cidade.
A ideia foi reunir, no mínimo, 100 intervenções em único dia, levando para as ruas ações concretas por meio do ativismo social para impactar a cidade positivamente e transformá-la no lugar ideal para viver.
De acordo com o site, a proposta é que a população saia do ativismo virtual e tenha uma atitude menos passiva, construindo interações e trabalhando em comunidade para a transformação das cidades. O movimento acredita que pequenas intervenções juntas possam contribuir para o futuro mais positivo das sociedades e transformação do planeta.
O movimento "100em1dia” na Costa Rica foi planejado desde o final de 2012, seguindo o exemplo de outros países que já realizam a jornada de intervenção cidadã em suas cidades.
Saiba mais sobre a jornada de ativismo em San José através do site: http://100en1diasanjose.com/ ou pelo facebook https://www.facebook.com/100en1diasanjose
"100em1dia”
A ideia do movimento cidadão "100em1dia” surgiu na Colômbia em 2012, quando um grupo de colombianos/as decidiu mobilizar pessoas para se apropriarem de Bogotá e através de intervenções sociais, culturais e artísticas tornar a cidade mais bonita e melhor de se viver. Para que as ações não passassem despercebidas, se fossem poucas, o grupo decidiu que o melhor seria realizar, pelo menos, 100 ações ao mesmo tempo. O resultado foi que no dia 26 de maio do mesmo ano, cerca de 3 mil pessoas realizaram 250 intervenções simultâneas na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário