sexta-feira, 26 de abril de 2013

Congresso peruano discute papel feminino nos processos de independência na América Latina



Adital
Com a ideia de levar ao conhecimento sobre o real papel que as mulheres possuíram nos processos de independência da América Latina e em comemoração ao Bicentenário de Independência da área que o Centro de Estudos da Mulher na História da América Latina (CEMHAL) com o apoio da Unesco estão organizando o 1º Congresso Internacional das Mulheres nos Processos de Independência da América Latina, a ser realizado nos dias 21,22 e 23 de agosto.
O evento também terá um espaço para a apresentação de trabalhos, que devem ser inscritos até o dia 30 de abril.
A ideia do Congresso vem do fato de que sempre quando estudamos a história das guerras e das grandes revoluções na escola, geralmente temos em mente a ideia de que somente homens corajosos, fortes e poderosos comandavam essas batalhas e suas estratégias. Na América Latina esse cenário não é diferente. As mulheres são colocadas como personagens frágeis e secundárias, com pouca ou nenhuma influência nesse processo, o que resultou em uma "história oficial” sem a preocupação em saber o que acontecia realmente com elas naquela época.
Na verdade elas estiveram em cenários diferentes durante esse processo, alguns deles inimagináveis no presente. E com o intuito de responder a algumas lacunas deixadas pela história oficial como, quais foram as oportunidades de participação das mulheres?, como agiram?, que mudanças sofreram vida diária?O que aconteceu com as mulheres indígenas? O que aconteceu com as que foram removidas do seu espaço e eram escravas no momento daindependência? é que o evento começou a ser planejado.
O Congresso pretende aprofundar ainda mais o tema a partir de discussões sobre a participação feminina na independência da América Latina, mulheres escravas, migração, educação e participação política, dentre várias outras, a partir das novas perspectivas históricas que permitiram a entrada de novos sujeitos na história e a revisão dos processos de independência que deram lugar à mulher na esfera pública.
Para saber mais detalhes do 1º Congresso Internacional das Mulheres nos Processos de Independência da América latina consulte o endereço: http://www.mujeresbicentenario.com/congreso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário