quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dia da Terra – Greenpeace exige o fim da mineração em uma reserva em San Juan



 
Adital
No início da celebração mundial do Dia da Terra, a organização Greenpeace pede o fim dos projetos de mineração em San Guillermo, a primeira reserva de biosfera da Argentina, localizada no noroeste da província de San Juan.
A Reserva San Guillermo é um território que deve ser protegido para as gerações futuras pelo valor de sua biodiversidade e foi declarada como reserva de biosfera pela UNESCO em 1980.
"San Guillermo é considerado o último lugar silvestre na floresta da América do Sul”, explicou Gonzalo Strano, coordenador da campanha da Geleira do Greenpeace, "a atividade de mineração dentro da Reserva é uma ameaça concreta para suas espécies e seus leitos de água”.
A organização ambientalista lançou semanas atrás uma campanha a nível nacional para conscientizar sobre a necessidade de proteger a Reserva que tem mais de 900 mil hectares, habitat do puma e área de geleira e ambiente periglacial. Mais de 175 mil pessoas já assinaram a petição para que a área esteja livre da mineração.
De acordo com a ONG ambientalista, a empresa mineradora Barrick Gold Corporation já afetou com sua atividade as geleiras da zona danificando o ecossistema. "Os impactos ambientais que provoca a mineradora e o projeto Pascua Lama, em particular, já foram bastante comprovados no Chile onde o projeto foi suspenso pela justiça”, disse Gonzalo Strano, coordenador da campanha da Geleira Greenpeace.
Greenpeace reclama ao governador de San Juan, José Luis Gioja que proíba a exploração e exportação mineração e hidrocarburífera, a instalação de obras e atividades industriais, e a disposição de produtos contaminantes e resíduos de qualquer natureza, dentro dos limites da Reserva San Gullermo.
Fonte: Greenpeace

Nenhum comentário:

Postar um comentário