quinta-feira, 31 de julho de 2014

Assentamento Fazenda Larga exemplifica sucesso da agricultura familiar

A 70 quilômetros de Brasília, o assentamento rural Fazenda Larga exemplifica o sucesso da agricultura familiar, que em 2014 comemora seu Ano Internacional. O local existe desde 2003, mas servia apenas para moradia. Depois de receber estrutura com financiamentos estaduais e federais, as 79 famílias passaram a ter condições de produzir frutas e hortaliças, tanto para consumo próprio quanto como fonte de renda.

O Fazenda Larga fica no Núcleo Rural Piriripau, em Planaltina (DF), e na área total de 500 hectares, cerca de 130 servem para produção. Os agricultores familiares do assentamento, criado originalmente para realocar moradores do Parque Sucupira, conseguiram os recursos, através de bancos públicos, para aprimorar a produção, além de comprar equipamentos, veículos e sistemas de irrigação.
Um dos agricultores familiares com plantio mais produtivo do assentamento é Zaqueu Barbosa. Ele mora no local há um ano, ao lado da esposa Jalene e do irmão Jacó, onde construiu 21 estufas para o cultivo de alimentos. No último ciclo, eles colheram mais de 72 toneladas de pimentão, 32 toneladas de tomate e, nas entressafras, 14 toneladas de pepino, vendidas para cooperativas e em mercados no Distrito Federal.
“A princípio, montei as dez estufas para plantar só pimentão. Mas como o pimentão é uma safra de uma cultura só por ano, porque o período dele produtivo é longo, não tem como fazer duas culturas num ano só. Aí eu montei mais 11 estufas para poder fazer toimate, que dá pra fazer até dois ciclos por ano. Além de plantar, dá tirar e plantar pepino, e depois voltar com tomate. Então pra não ficar sem capital, optamos pelas duas culturas”, explicou.
Zaqueu também defendeu as qualidades da agricultura familiar com base no próprio exemplo. Ele colheu toda essa quantidade de pimentão, pepino e tomate em uma área de apenas cinco hectares, numa produção de alimentos com boa qualidade por conta do plantio em estufas. A expectativa agora é crescer mais, aproveitando as boas condições de estrutura e recursos financeiros.
“A vida no campo está bem mais valorizada do que antes. Tem mais recursos. Antigamente tinha pouca tecnologia, para vencer através do campo era difícil. Hoje tem mais facilidade. Se tiver um certo conhecimento e coragem, porque é trabalhoso. Com o avanço da tecnologia que se tem hoje, o produtor vive tranquilo da roça”, comenta Zaqueu.
Nessa sexta-feira (25), o assentamento recebeu a visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto. A pasta investe no fortalecimento da agricultura familiar através de programas para custeio das safras, fornecendo assistência técnica, financiando a estrutura nas plantações e até na compra dos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário