sexta-feira, 25 de julho de 2014

colheita de café avança, mas rendimento é preocupante


24/07/2014

São Paulo, 24 - Relatório da INTL FCStone mostra que a colheita de café está avançada no sul de Minas Gerais e também na região de Franca (SP). O rendimento  do café, no entanto, apresenta quebra e a situação das lavouras no pós-colheita é preocupante para a próxima safra 2015. O documento tem como base viagem do responsável pelo Departamento de Café na INTL FCStone, Tiago Ferreira, entre os dias 16 e 19 de julho. Segundo ele, a safra 2014 foi comprometida pelo estiagem do verão e "a safra do próximo ano tende a ser menor do que a safra deste ano". O roteiro de viagem incluiu Franca e Altinópolis, em São Paulo, além das principais áreas com café de São Sebastião do Paraíso, Guaxupé, Campos Gerais, Boa Esperança, Três Pontas, Varginha, Alfenas e Conceição de Aparecida, em Minas.
Segundo a FCStone, a colheita está muito avançada em praticamente todas as regiões, alcançando cerca de 70%. "Embora o andamento esteja muito avançado, existe muito café nos terreiros e tulhas aguardando beneficiamento", informa o relatório. Conforme o documento, é perceptível a existência de quebra no que se refere ao rendimento, "tanto para lavouras novas (até cinco anos) como para lavouras mais velhas (acima de 10 anos)". O baixo rendimento é resultado do menor tamanho, má formação, ou até mesmo ausência do grão.
Considerando as condições observadas, a empresa projeta "quebra mínima por volta de 25% na média do que já foi beneficiado". Analisando as condições das lavouras pós-colheita, a FCStone contata que todas as regiões apresentam lavouras extremamente danificadas, algumas delas com prejuízos irreversíveis. "As lavouras que tiveram produção 'zero' este ano estão em melhores condições (mais enfolhadas e verdes), contudo, as que tiveram boa produção são as que estão muito danificadas", relata.
Outra situação que foi verificada diz respeito às poucas chuvas dos últimos dias. As lavouras em melhores condições, que receberam algumas chuvas, já estão dando flores. Essa constatação é preocupante, pois o período da seca está apenas se iniciando. As demais lavouras em condição ruim ou regular também estão a ponto de florar, o que talvez deva ocorrer a partir da ocorrência de novas chuvas. Fonte: Estadao Conteudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário