quinta-feira, 10 de março de 2016

Parceria para o fortalecimento da extensão rural no Brasil

31  0 
 
 
quarta-feira, 9 Março, 2016 - 14:30
Fotos: Albino Oliveira/MDA
Patrus se reúne com representantes da CNA
O processo de estruturação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) está na reta final. Em pouco tempo, os agricultores familiares poderão contar com a ampliação da extensão rural no país. Para isso, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e o presidente da Anater, Paulo Guilherme Cabral, estiveram reunidos nesta quarta-feira (9), em Brasília, com representantes da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
“Os trabalhadores rurais precisam de orientação, para fazer a passagem da agricultura de subsistência para a agricultura que gere renda. Precisamos garantir a produção das famílias e a segurança alimentar da nação”, ressaltou o ministro ao destacar que ofertar o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é primordial para essa conquista.
No encontro, o presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior, relatou a experiência exitosa que a entidade tem desenvolvido na Bahia. “A gente só vai mudar o campo se tivermos Ater. Nosso trabalho começou preparando alguns grupos para capacitar o homem do Semiárido, para enfrentar a gravidade da seca”, disse ao salientar que, hoje, a meta do CNA é orientar 500 mil produtores brasileiros, em cinco anos.
“Essa experiência pode e deve servir de inspiração no fortalecimento do extensionismo no Brasil. Acredito que podemos ser parceiros nesta ação”, afirmou o presidente da Anater, Paulo Guilherme.  
Anater
Criada pela Lei 12.897, de 18 dezembro de 2013, e oficializada por meio do Decreto nº 8.252, de 26 de maio de 2014, a Anater, por ser uma paraestatal, vem para dar celeridade administrativa e agilidade nas contratações.
Entre as atribuições da agência, estão: credenciar entidades públicas e privadas; qualificar profissionais de assistência técnica e extensão rural; contratar e disponibilizar serviços; transferir tecnologia, pesquisas; monitorar e avaliar resultados; avaliar as entidades quanto a qualidade do serviço prestado.
O MDA, enquanto gestor da Política Nacional de Ater, preside o Conselho de Administração da Anater.  O conselho é formado por representantes do Poder Executivo e de quatro entidades representantes da sociedade civil. São eles: ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG); Empresa Brasileira de Pesquisa Agroepecuária (Embrapa); Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf); Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); e representantes de governos estaduais.

Gabriella Bontempo
Ascom/ MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/parceria-para-o-fortalecimento-da-extens%C3%A3o-rural-no-brasil#sthash.37uRWWOw.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário