quarta-feira, 9 de março de 2016

Inaugurado entreposto de ovo caipira em assentamento de Fraiburgo (SC)



Publicado dia 04/03/2016

As famílias do assentamento Dandara, localizado em Fraiburgo, no Meio Oeste catarinense, participaram, dia 26 de fevereiro, da inauguração de um entreposto para preparo e embalagem de ovos caipiras. Localizada em um lote do assentamento, a construção integra projeto elaborado pela equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), contratada pelo Incra, com o objetivo de abrir uma nova linha de produção para os assentados.
“A ideia de produzir ovos surgiu na reunião de planejamento e veio atender a afinidade das famílias com essa atividade, por não confrontar com a produção de leite e também por ser um dos alimentos incluídos na alimentação escolar do município, se enquadrando assim dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, conta a médica veterinária Geisibel Maurina, responsável pelo projeto.
Sob orientação do Conselho Consultivo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Fraiburgo, a equipe preparou as documentações e buscou adequação às exigências dessa atividade, com envio da planta do entreposto, realização de análises da qualidade da água e vistorias. O processo para concessão do selo está em trâmite e a expectativa é de que seja concluído ainda em março. Tudo para os produtores estejam legalizados e livres para comercializar sua produção sem represálias.
Preparativos
Desde agosto de 2015, as cinco famílias que deram início à atividade começaram a receber as galinhas desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Concórdia, especificamente para a produção de ovos na agricultura familiar. Hoje há famílias com mais de 200 galinhas e a ideia é que cada uma tenha 300 unidades. Para abrigá-las, foram construídos piquetes fechados em estruturas de madeira, sob orientação dos técnicos.
“A produção já atingiu 60% da capacidade. São realizadas cinco coletas diárias dos ovos que, a cada 48 horas, são levados em caixas plásticas para o entreposto, onde são avaliados, pesados e classificados”, explica Geisibel. O trabalho no entreposto fica a cargo do assentado Ivo Schaberle que, comprometido com a proposta, mostra-se determinado em buscar qualidade de vida todos no assentamento.
As famílias agora aguardam o selo de inspeção para que o produto saia embalado e etiquetado do assentamento, pronto para o consumo saudável nas cidades da região.
Assessora de Comunicação Social do Incra/SC
(48) 3733-3560 
www.incra.gov.br/sc 
twitter.com/incrasc
facebook.com/incrasc

Nenhum comentário:

Postar um comentário